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A nova política europeia para uma moda mais sustentável

A ascensão do fast fashion é a curta vida (e uso) que os consumidores dão a cada peça


Foto: Pixabay

A moda e outros têxteis, segundo dados da Comissão Europeia, representam o quarto mercado do continente com maior impacto nas alterações climáticas. Além disso, a moda é o terceiro produto mais consumido pelos europeus, superado apenas pelo consumo de água e uso do solo, e a quinta indústria que mais demanda materiais virgens.

O novo plano de ação do executivo europeu para promover a economia circular e ambicionar um mercado mais sustentável e amigo do ambiente, conhecido como 'Green Deal' terá enormes implicações nas práticas produtivas da indústria da moda denominado 'Fast Fashion' ou 'Moda Rápida'.

A ascensão do fast fashion é a curta vida (e uso) que os consumidores dão a cada peça. Altos níveis de consumo não apenas marcam ritmos de produção frenéticos, mas também significam o descarte antecipado de milhões de peças de vestuário em boas condições ou estoques não vendidos. Um problema tão sério que nem mesmo a indústria de segunda mão é capaz de resolvê-lo. A nova estratégia europeia visa tornar os têxteis duráveis, remendáveis, atualizáveis, fáceis de cuidar, reutilizáveis e recicláveis. Desta forma, visa impactar desde o próprio processo de design, responsável por 80% do impacto ambiental do produto, tornando-o ecológico.

O plano inclui ainda a criação de um Passaporte Digital de Produto no qual são fornecidas informações de forma simples sobre como cuidar, reparar e reciclar bens de consumo. Por fim, a proposta inclui medidas contra a destruição de estoques não vendidos, que devem ser reduzidas ao mínimo. A Europa define 2030 como o prazo para que todas as peças de vestuário feitas dentro de suas fronteiras sejam projetadas para uma longa vida útil e posterior reciclagem.

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