CI

A produção de morango e o cultivo de pequenas frutas serão temas de eventos em Novembro

Produção de morangos e pequenas frutas será tema do VIII Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul e do III Simpósio Nacional do Morango


A produção de morangos e pequenas frutas será tema do VIII Encontro sobre Pequenas Frutas e Frutas Nativas do Mercosul e do III Simpósio Nacional do Morango, que acontecem entre os dias 06 e 09 de novembro, na sede da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) localizada à BR 392, km78. Os assuntos que serão discutidos são o melhoramento genético do morango e seus diversos tipos de produção, domesticação e uso de plantas nativas, e uso de pequenas frutas na gastronomia brasileira.

O objetivo dos eventos é permitir uma atualização técnica, visando à troca de informações e assim, estabelecendo vínculos para o crescimento das culturas envolvidas. Além disso, os eventos buscam identificar os problemas dos sistemas produtivos e determinar as práticas mais adequadas de manejo e as oportunidades de mercado, visando assim, melhorar a produção e a comercialização, visando produzir com o mínimo de intervenção química e assegurando rentabilidade para o segmento.

Segundo o presidente do evento, Sandro Bonow, a preocupação com esses temas se dá pela evolução técnica de produção e comercialização. “É necessário dar oportunidade para que os diversos elos do setor se encontrem para que haja uma troca de experiências”, salienta Bonow.

O Encontro conta com uma intensa programação em https://bit.ly/2NcKqi4 Palestras, painéis, e debates com as principais autoridades brasileiras e estrangeiras. Além da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores, professores e estudantes de todo país.  

Os eventos estão destinados para pesquisadores, professores, estudantes, agricultores e toda cadeia ligada à produção dessas espécies no país. Aos interessados, as inscrições podem ser feitas até o dia do evento, e podem ser feitas clicando aqui https://bit.ly/2NcKqi4. Até o momento já estão inscritos 220 interessados.Todos os participantes irão receber um exemplar do livro Morangueiro, uma das obras mais completas sobre a cultura, numa parceria entre a Embrapa e o programa coreano para o desenvolvimento da agricultura internacional, no âmbito do Korea Project on International Agriculture (KoPIA),no qual constam as principais tecnologias adotadas no mundo para alcançar uma produção sustentável do morango. O VIII Encontro e III Seminário Nacional são promovidos pela Embrapa, Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF), Fundação de Apoio Edmundo Gastal (Fapeg), Prefeitura Municipal de Pelotas e Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Contam ainda com o apoio da UFPel, CNPq, Capes, Fapergs e Emater/RS-Ascar.

Os promotores do III Simpósio Nacional do Morango aproveitam a oportunidade para concretizar a Festa do Morango de Pelotas, que acontece nos dias 10 e 11 de novembro, na Comunidade Redentor, Estrada da Gama, Monte Bonito, 9º distrito de Pelotas. O objetivo é atrair o público das palestras para a festa, e assim, realizar uma semana dedicada a discussão de temas relacionados à produção de morangos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.