CI

A umidade do solo se mantém favorável aos produtores

Com relação ao frio, os modelos não indicam nenhuma massa de ar polar de forte intensidade nesta semana


No começo desta semana, uma frente fria se encontra sobre o sul do Rio Grande do Sul, provocando chuva em alguns municípios gaúchos. Entre terça (03) e quarta-feira (04) esse sistema avança sobre o centro-norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná a instabilidade irá ocorrer apenas no litoral. Nas demais áreas do estado o tempo deverá permanecer aberto e sem chuva, apesar do aumento da nebulosidade.

De maneira geral, na Região Sul, a chuva continuará favorável à manutenção dos níveis de umidade do solo, mantendo as boas condições à finalização do plantio e desenvolvimento das lavouras de inverno, principalmente ao trigo, bem como ao preparo do solo para as novas culturas de verão. Apesar da chuva prevista para algumas os trabalhos no campo e tratos culturais poderão ser realizados, podendo ocorrer algumas paralisações até o começo da semana. No Paraná, os trabalhos de colheita, como do café e milho 2ª safra, poderão avançar sem maiores problemas.

No Centro-Oeste, Sudeste, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, centro-sul do Pará, interior do Nordeste não há previsões para chuva ao longo dessa semana. Isso ocorre devido a presença de uma massa de ar seco que predomina sobre região-central do Brasil, deixando o tempo aberto e com temperaturas elevadas para essa época do ano, em muitas regiões.

Em alguns municípios situados ao sul do Mato Grosso do Sul, haverá o aumento de nebulosidade, porém, sem a ocorrência de chuva. Apenas no litoral de São Paulo pode ocorrer eventuais pancadas de chuva até quarta-feira (04), mas serão irregulares e de baixa intensidade. As condições à realização dos trabalhos de colheita do café, cana de açúcar, milho e algodão continuam favoráveis. Os trabalhos no campo continuarão avançando nessas regiões, sem grandes transtornos.

Frio para as próximas semanas

Com relação ao frio, os modelos não indicam nenhuma massa de ar polar de forte intensidade nesta semana. Com isso, as temperaturas continuam seguindo o mesmo padrão dos últimos dias, sem que tenha riscos para formações de geadas para as áreas de lavouras. Ressalta-se apenas que, no próximo final de semana, uma nova frente friairá avançar pelo Sul do Brasil e após a passagem desse sistema, o avanço de uma massa de ar frio irá provocar o declínio nas temperaturas em toda a região, no sul do Mato Grosso do Sul e em algumas regiões de São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.