CI

Abag debate oportunidades para logística no agronegócio

Seminário ABAG “Os Caminhos do Agronegócio – Oportunidades de Investimentos” acontecerá no dia 7 de junho no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo


As deficiências na infraestrutura de transporte e armazenamento do País têm gerado um caos logístico, com prejuízo e transtornos para o agronegócio brasileiro. Com o objetivo de debater soluções e saídas para melhorar o escoamento da produção agrícola, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) promoverá o Seminário “Os Caminhos do Agronegócio – Oportunidades de Investimentos”, no dia 7 de junho, a partir das 11 horas, na Sala Oiti do Centro de Exposições Imigrantes, durante o Construction Congresso, promovido paralelamente à Construction Expo 2013, 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura.

 
“Nós temos urgência numa solução de curto prazo para uma situação que é insustentável, sobretudo por afetar o agronegócio, segmento considerado o principal responsável pela geração de excedente de exportação no comércio exterior, sendo, portanto, o responsável pelo crescimento econômico do País”, afirma Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag, que será o responsável pela abertura do Seminário. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Exportadores de Cereais (ANEC) chega a US$ 4 bilhões os prejuízos que os produtores terão este ano com a caótica logística para a exportação de soja e milho, considerando as perdas decorrentes das estradas esburacadas, falta de armazéns e burocracia nos portos.
 
Para os produtores, o principal gargalo está exatamente na falta de opção para escoamento da safra nos portos. Eles argumentam que, sem rotas para embarcar a produção pelos portos do Norte do País, os agricultores mandam boa parte da carga para os portos do Sul e Sudeste, mesmo tendo de percorrer milhares de quilômetros a mais, com a inevitável elevação dos custos. Hoje, estima-se que dois terços da produção de grãos são colhidos no Norte do Mato Grosso, Bahia e Goiás. Dessa produção toda, apenas 14% são exportados pelos portos do Norte do País. O restante, 86%, saem pelo Sul e Sudeste.
 
Todos esses aspectos e, principalmente as alternativas para o futuro estarão em discussão durante o Seminário, que contará com a coordenação de Renato Casali Pavan, conselheiro do Instituto de Engenharia de São Paulo. Para abrir os trabalhos do Seminário, Edeon Vaz, coordenador executivo do Movimento Pró-Logística da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso falará sobre “A Situação da Logística do Agronegócio”. Na sequência, o secretário executivo da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Carlos Alberto Nunes Batista falará sobre “A Situação da Armazenagem de Grãos no País”. Por fim, Olivier Girardi, da Macrologística Consultoria Empresarial tratará do tema “Investimentos em Infraestrutura de Transporte”.
 
Construction Congresso
 
O Construction Congresso, a ser realizado de 5 a 7 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, debaterá os temas mais importantes para o setor da construção, sendo palco de difusão de informações e troca de experiências entre profissionais, representantes e empresas desse segmento. O evento acontece simultaneamente à Construction Expo 2013.

 
A grade de programação será constituída por seminários promovidos por 20 importantes entidades do setor da construção, dentre as mais de 130 que são apoiadoras da Construction Expo 2013, da Secretaria Nacional da Habitação e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Ministério das Cidades, do Salão do Rental, do Salão da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, do Salão do Porto Maravilha, e da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, organizadora do evento.
 
Direcionado a engenheiros, empresários, técnicos e profissionais da cadeia da construção, o Construction Congresso oferecerá uma oportunidade para a difusão do conhecimento, a troca de experiências e o desenvolvimento do setor, por meio de informações que contribuam para o aumento da produtividade, da sustentabilidade, da tecnologia e da segurança das empresas da construção.
 
Informações: www.constructioncongresso.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.