CI

Abapa doa 6 mil toalhas de algodão e equipamentos para combate ao coronavírus na Bahia

As toalhas já começaram a ser distribuídas


Foto: Divulgação

Os produtores rurais da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), estão doando 6 mil toalhas de algodão para serem distribuídas pelo Governo do Estado às unidades de saúde da Bahia, para o enfrentamento ao coronavírus. As toalhas já começaram a ser distribuídas. Além disso, a Abapa está investindo R$ 370 mil na aquisição de equipamentos e insumos para possibilitar que testes para diagnóstico do Covid-19 sejam realizados no laboratório da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), em Barreiras.

Para o vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, a doação reforça o compromisso dos produtores do Oeste baiano. "É uma ajuda oportuna, que vem reforçar o trabalho que o Governo da Bahia vem fazendo para conter a pandemia. Aproveito para chamar a atenção da população: além das ações do Estado, da ajuda da iniciativa privada, cada pessoa precisa fazer a sua parte, ficando em casa e adotando as medidas de segurança. Juntos vamos vencer o coronavírus", diz.

“Esta é uma ação de extrema importância que fortalece o combate ao novo coronavírus na Bahia, melhorando o atendimento aos pacientes nos hospitais e unidades de saúde e potencializando a realização de testes para diagnóstico do Covid-19 em toda a região Oeste. Então, agradecemos a todos os produtores rurais da Abapa por esta valiosa contribuição”, ressaltou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Com o aporte de recursos, poderão ser processados um total de até 3 mil testes que vão apoiar, emergencialmente, as secretarias de saúde na agilização dos diagnósticos dos casos suspeitos de Covid-19, garantindo o aperfeiçoamento de estratégias para reduzir a disseminação do vírus na região Oeste.

Segundo o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, estas são ações que demonstram o quanto os produtores rurais estão preocupados e querem contribuir durante a fase da pandemia do novo coronavírus: “Este é o momento de dificuldade nunca visto, que trará impactos sociais e econômicos. Independente de tudo, é importante que estejamos todos juntos e unidos para vencer este vírus. Os produtores, como sempre, quando são chamados pela sociedade, estão  prontos para contribuir. Neste momento, não seria diferente”. 

Busato também destaca que os produtores rurais, por meio Abapa, vêm destinando um total de R$ 500 mil em compras de insumos e equipamentos de proteção individual básicos para que os profissionais de saúde possam atender os pacientes durante a fase da epidemia do novo coronavírus. “As doações foram realizadas diretamente para as secretarias de saúde dos municípios ligados à atividade agrícola no Oeste da Bahia, a exemplo de Baianópolis, Barreiras, Correntina, Cocos, Jaborandi, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério e Wanderley. Foram doados materiais como máscaras e luvas descartáveis, óculos de proteção, álcool gel, toalhas e lençóis descartáveis, dentre outros, beneficiando toda a população local”, diz o presidente da Abapa.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.