CI

Abapa e Aiba participam do Tour do Algodão da Bayer

Os colaboradores da Abapa, Antonio Carlos Santos e Sérgio Brentano falaram aos participantes


No dia 08 de julho, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), participou do 1º Tour do Algodão, realizado pela Bayer, na Fazenda Busato I, em São Desidério. Durante o evento, a Bayer abordou os principais aspectos do manejo da cultura para qualidade de fibra e produtividade, e apresentou a nova variedade, a FM 954GLT. Na oportunidade, a Abapa e Aiba, apresentaram a visão dos desafios da cadeia produtiva do algodão, bem como as ações das entidades. Participaram do evento produtores, gerentes técnicos, engenheiros agrônomos, consultores e representantes das entidades do agronegócio da região. 
 
“O grande desafio da cotonicultura, principalmente na Bahia, está relacionado à qualidade da fibra, devemos atender as demandas vindas do mercado. Para isso se faz necessário que o produtor mantenha equipes preparadas e qualificadas afim de que minimize todas as variáveis que impeçam a produção com qualidade de fibra, desde o plantio ao beneficiamento, incluindo a comercialização, visando sempre a qualidade do produto”, disse o gerente de Laboratório da Abapa, Sérgio Brentano.

O coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, Antonio Carlos Santos, ressaltou o controle de pragas e doenças, como um dos grandes desafios da cadeia produtiva do algodão. “Reduzir os custos com o controle de pragas, em específico o controle do bicudo que tem levado uma grande fatia dos lucros, tirando o sono de todos os envolvidos, é um grande desafio para a agricultura hoje. Assim, devemos fazer o dever de casa bem feito nos manejos de controle e tigueras de algodão, bem como nas áreas de rotação, tigueras nas margens das rodovias, transporte de algodão e caroço, visando o bom controle do bicudo-do-algodoeiro, para a sustentabilidade do setor produtivo”, disse Antonio Carlos.
 
Segundo o gerente regional da Bayer, Sidney Osviani, o evento teve como objetivo  trazer para os produtores mais tecnologias, novos produtos e nova variedade com foco na rentabilidade e produtividades. “A Bayer, como líder em inovação, busca novas alternativas em tecnologias, variedades e produtos, com foco na rentabilidade e produtividades para os produtores baianos. Nesse evento, mostramos o que a Bayer vem fazendo nos últimos anos, que é o investimento na cotonicultura brasileira, para trazer novas tecnologias para o produtor rural. Esse é o anseio da Bayer como empresa”, disse Sidney, que agradeceu a parceria das entidades, no evento. “É importante estamos juntos com as entidades, temos buscado essas parcerias de negócios, e agradecemos a Abapa e Aiba, pela participação nesse evento”, agradeceu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.