CI

Abate de aves sob SIF em 2017: recuo maior que o apontado?

Dados apontam que os estabelecimentos “sifados” abateram em 2017 pouco mais de 5,5 bilhões de cabeças de aves


Os dados do Serviço de Inspeção Federal (SIF) do MAPA apontam, como publicou o AviSite há uma semana (segunda-feira, 12 de março), que os estabelecimentos “sifados” abateram em 2017 pouco mais de 5,5 bilhões de cabeças de aves, resultado que representou queda de 0,56% em relação aos abates sob SIF do ano anterior. Será, porém, que a redução não foi maior que a apontada?

A dúvida surgiu quando, analisados individualmente os abates por Unidade Federativa (UF), observou-se que o Paraná abateu no ano quase 100 milhões de cabeças a mais que em 2016, enquanto, por exemplo, no grupo das oito principais UFs (que o Paraná lidera) o aumento foi de 12 milhões de cabeças. A partir daí aprofundou-se a análise sobre os abates paranaenses, agora em termos mensais. E o que se constatou é que, no levantamento do SIF, os abates de novembro e dezembro atingem resultados que destoam dos dez meses anteriores. Pois, frente a abates médios de 154,3 milhões de cabeças mensais entre janeiro e outubro, os abates do bimestre final do ano aumentam quase 40% e atingem a média mensal de 212,7 milhões de cabeças.

Contrapostos aos números publicados pelo Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná - SINDIAVIPAR (restritos exclusivamente a frangos, enquanto os números do SIF são mais amplos, envolvendo aves em geral, exceto avestruzes), a ocorrência de uma distorção fica ainda mais clara (gráfico abaixo).

Supondo-se que em novembro e dezembro os abates “sifados” paranaenses tenham se mantido dentro da média registradas nos 10 meses anteriores, o volume anual do Estado cairá para pouco mais de 1,851 bilhão de cabeças abatidas, enquanto o total abatido nacionalmente sob SIF recuará para 5,391 bilhão de cabeças, 2,67% menos que o registrado em 2016 – um índice mais compatível com aqueles divulgados pelo próprio setor avícola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.