CI

Abate de bovinos e frangos cai no Brasil no 3º trimestre, aponta IBGE

O Brasil é o maior exportador global de carne bovina e de frango


O Brasil é o maior exportador global de carne bovina e de frango

O abate de bovinos no Brasil caiu 2,8 por cento nos meses de julho a setembro deste ano na comparação com o mesmo período de 2015 e atingiu o menor volume em peso de carcaça para um terceiro trimestre desde 2011, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A produção do setor ficou em 1,827 milhão de toneladas de carcaças no terceiro trimestre, ante 1,879 milhão no mesmo trimestre do ano passado.

Na comparação entre terceiros trimestres, o volume fica abaixo apenas de 2011, quando foram produzidas 1,74 milhão de toneladas de carcaças bovinas.

O abate de fêmeas ficou ligeiramente acima da proporção registrada no ano passado. No terceiro trimestre, o número de fêmeas entre os animais abatidos ficou em 36,7 por cento do total, ante 36,4 por cento entre julho e setembro de 2015.

Quanto à produção de frangos, o IBGE apontou que o país abateu 1,472 bilhão de animais no terceiro trimestre, recuo de 2,1 por cento ante mesmo período de 2015.

Granjas de todo o país vem sofrendo, desde a metade do ano, com uma disparada dos preços do milho, que apertou margens do setor e obrigou muitas empresas a reduzir o alojamento de pintinhos.

Mais cedo nesta semana, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que reúne as principais indústrias de frango do país, estimou que a produção nacional deverá cair 1,8 por cento em 2016, voltando a crescer (3 a 5 por cento) em 2017.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.