CI

Abate de suínos para exportação em GO deve ter início dia 23

Agrodefesa realizou inspeções em 16 granjas de abates


O abate de suínos para exportação para a China deve ter início a partir do dia 23 deste mês, segundo informações da Agrodefesa. A Agência realizou entre os dias 06 e 13 deste mês inspeções em 16 granjas (número de amostragens) de abates de suínos na cidade de Rio Verde, no Sudoeste Goiano. Nesta semana o relatório das inspeções será enviado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pela coordenação de Programa de Suínos da Agência. Após parecer do Ministério, os abates deverão começar já na próxima semana.


Desde dezembro, as granjas já não utilizam ractopamina na nutrição do rebanho destinado à exportação para China, uma vez que é exigência do mercado asiático a não utilização deste nutriente na alimentação dos animais. Esta é a primeira vez que Goiás exporta carne suína para a China.

Segundo informações do Mapa, investimentos na suinocultura posicionaram o Brasil em quarto lugar no ranking de produção e exportação mundial de carne suína nos últimos anos. Elementos como sanidade, nutrição, bom manejo da granja, produção integrada e, principalmente, aprimoramento gerencial dos produtores, contribuíram para aumentar a oferta interna e colocar o País em destaque no cenário mundial. Como consequência dos investimentos no setor, a produção vem crescendo em torno de 4% ao ano em todo o País. Segundo estimativas do Mapa atualmente o Brasil representa 10% do volume exportado de carne suína no mundo, chegando a lucrar mais de US$ 1 bilhão por ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.