CI

Abates de suínos chega a 1,18 milhão de cabeças em São Paulo

Número estimado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) é 4,82% menor que em 2016



De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a partir de dados coletados em junho de 2017 o número de suínos enviados para abate, em 2017, totalizou 1,18 milhão de cabeças. O resultado representa 98 mil toneladas de carne, uma redução da ordem de 4,82% em relação ao ano anterior.

A taxa de abate (razão entre o número de cabeças enviadas ao abate e o total do rebanho) deve manter-se acima de 100% em 2017 informou a pesquisa, por meio de um levantamento por município, realizado em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

A secretaria de Agricultura e Abastecimento pontuou que cadeia de produção de proteínas animais no Estado de São Paulo vive um ano de muitas variáveis de incerteza de mercado. Os números de acompanhamento de rebanho e produção estimados para 2017, que ainda não são os definitivos, projetam crescimento discreto ou ainda pequeno decréscimo conforme a categoria animal, o que é coerente com expectativas de previsão do PIB brasileiro também previsto para este ano como discretamente positivo.

“O ajuste entre as necessidades de consumo interno de proteínas animais e sua produção deve continuar tendo que equacionar todas as variáveis que o setor produtivo primário tem a enfrentar. O crescimento da produção paulista estará na dependência de vários fatores: melhores pastagens, animais mais produtivos, insumos disponíveis a preços adequados, boas condições climáticas e condições de estabilidade econômica que agregados determinam o bom desempenho esperado”, concluem os pesquisadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.