CI

ABCCharolês está de olho nas tendências dos mercados

Conselho se reune para debater as mensurações morfológicas da raça


O constante aperfeiçoamento do "tipo ideal de bovino da raça Charolês" será a tônica da reunião do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), que acontece a partir das 10h desta segunda-feira (1-06), na sede da entidade, em Santa Maria (RS).

"Vamos voltar a examinar, debater e avançar na atualização da raça a partir de um trabalho de levantamento de dados que vem sendo realizado há mais de 17 anos pela associação, com destaque para as mensurações morfológicas dos animais", antecipa o presidente do Conselho Técnico da ABCCharolês, Jorge Renato Campos Abreu.

De forma pontual, o dirigente revela que touros Charolês que foram campeões da Expointer já chegaram a medir mais de 1,60 m de altura nas cruzes, quando o mercado sinaliza que o ideal seria selecionar o gado para baixar este número em torno de 2,5%. "O Charolês é uma raça de origem francesa que tem muito comprimento de patas e por ser alto, também parece mais magro", avalia Abreu, argumentando que principalmente o mercado interno, tanto de boi em pé em leilões quanto nos frigoríficos, a demanda está concentrada em animais de estatura um pouco menor e com maior acabamento de gordura na carcaça.

"Vamos trabalhar para que a seleção dos rebanhos Charolês busque animais na média de 1,55 m de altura nas cruzes para os machos e de 1,50 m para as fêmeas" sinaliza o dirigente do Conselho Técnico. Ele, entretanto, ressalva que a redução na altura não deverá significar redução de peso. "É preciso total atenção às demandas dos mercados, produzindo um novilho algo mais baixo, mas capaz de colocar entre 210 Kg a 230 Kg e mais cobertura de gordura na carcaça", definiu.

Na pauta do encontro do Conselho Técnico da Brasileira de Charolês também constam assuntos como a inclusão de técnicos no Colégio de Jurados de Charolês e a indicação de jurados de admissão e de classificação para a Expointer 2007. As informações são da assessoria de imprensa da ABCCharolês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.