ABCD lança na Expointer programa da Carne Devon Certificada

Agronegócio

ABCD lança na Expointer programa da Carne Devon Certificada

Selo será apresentado em Esteio e tem como meta valorizar a carne da raça e o trabalho dos criadores
Por:
2258 acessos

Selo será apresentado em Esteio e tem como meta valorizar a carne da raça e o trabalho dos criadores

A Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) ajusta os últimos detalhes para a edição 2016 da Expointer, que acontece entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Neste ano, o grande destaque da raça fica por conta do lançamento do programa da Carne Devon Certificada, realizado em parceria com o setor frigorífico e a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). “O objetivo da iniciativa é valorizar a carne da raça nos mercados nacional e internacional e reconhecer o esforço dos criadores em busca de um produto de alta qualidade”, diz Elizabeth Cirne Lima, presidente da ABCD.

O programa, que terá adesão voluntária, estabelece critérios para a aplicação do selo de certificação na carne. O padrão racial da raça será controlado por vistorias antes do abate para averiguar o grau de pureza sanguínea dos animais e, depois, as carcaças serão novamente avaliadas e classificadas segundo idade, conformação e acabamento. A certificação e a centralização das informações darão aos consumidores a segurança de adquirir carne Devon de alta qualidade, originária exclusivamente de novilhos jovens, e garantirão maior credibilidade aos frigoríficos e estabelecimentos comerciais que trabalham com o produto. O evento de lançamento do selo está previsto para acontecer em 01/09 (quinta), às 16h30min, com participação de representantes da CNA.

Neste ano, a ABCD levará para a exposição 57 animais de argola de 33 expositores diferentes. Em comparação ao ano passado, o aumento no número de animais inscritos foi de 5%. “Os dados comprovam a presença cada vez maior do Devon na feira. Isso é fruto do trabalho diário de valorização da raça realizado pela Associação e pelos criadores”, afirma Elizabeth.

Valorização dos jovens e da família Devon

Um dos principais objetivos da ABCD na Expointer continua sendo valorizar a integração das famílias em torno do Devon, através de diferentes ações. Por isso, mantém a realização dos prêmios Chiripá, que reconhece a participação direta das mulheres na criação do Devon no Brasil, e do Jovem Expositor, que chega a sua sexta edição neste ano. “Com estas duas premiações, revitalizamos nosso trabalho através da participação de filhos, netos e sobrinhos e valorizamos a presença das mulheres na criação da raça”, diz Henrique Ribas, vice-presidente comercial da ABCD.

Os julgamentos de machos e fêmeas de argola ocorrem em 31/08 (quarta-feira), mesma data de realização do Troféu Chiripá e do Prêmio Jovem Expositor. Já o julgamento dos rústicos acontece no dia 01/09 (quinta-feira). Neste ano, as avaliações da raça ficarão a cargo do experiente jurado internacional Norman Catto, que virá especialmente da Argentina para julgar Devon.

Vitrine da Carne Gaúcha e palestras técnicas

A ABCD também está pronta para participar da Vitrine da Carne Gaúcha, ação promovida pela Farsul, em parceria com os programas de carne de qualidade do RS. A Associação participa desde a primeira edição do evento, que tem como principal objetivo mostrar aos visitantes da feira as qualidades das raças em termos de acabamento de carcaça, sabor, maciez e marmorização. Os novilhos que serão enviados para terminação pertencem à Fazenda Palmeira, propriedade de Cláudio Ribeiro, e serão preparados pelo frigorífico Coqueiro.

Outra novidade reservada para este ano será a realização de palestras técnicas no estande da ABCD em Esteio. No dia 30/08 (terça-feira), Henrique Freitas, gestor de Negócios da JBS, falará sobre “Carnes Especiais”, às 18h. Em 02/09 (sexta-feira), será a vez do zootecnista Guilherme Minssen abordar o tema “Devon em sistemas de cruzamento industriais”, às 15h.   

Leilão Top Devon

Neste ano, o leilão Top Devon acontece em 01/09 (quinta), às 14h30min, ofertando em pista animais rústicos e de galpão. O leilão será realizado pela empresa Rédea Remates. Serão ofertados 33 animais selecionados.

Confira a programação da ABCD para a Expointer 2016:

Dia 26/08 (sexta-feira)

- Entrada final dos animais de galpão (até às 18h)

Dia 27/08 (sábado)    

- 10h30min: Recepção de estagiários para bate-papo com Conselho Técnico da ABCD

- 14h: Julgamento de admissão e pesagem – Jurados: Conselho Técnico

Dia 30/08 (terça-feira)

- 16h: Vitrine da Carne Gaúcha – Pavilhão Internacional – com demonstração de cortes à tarde

- 18h: Palestra “Carnes Especiais”, com Henrique Freitas – gestor de Negócios da JBS

Dia 31/08 (quarta-feira)

- 9h: Julgamento de fêmeas por Norman Catto*

- 14h: Julgamento de machos por Norman Catto*

* Paralelamente acontecerá o Campeonato Jovem Expositor e o Prêmio Chiripá

- 17h: Julgamento de Progênie

- 19h: Coquetel de entrega de Prêmios

- 20h: Limite da entrada de Rústicos

Dia 01/09 (quinta-feira)

- 10h: Julgamento de rústicos por Norman Catto

- 14h30min: Leilão Top Devon (rústicos e galpão) – pista J

- 16h30min: Lançamento do Programa Carne Devon Certificada, com presença da CNA

- 17h30min: Assembleia Geral   

Dia 02/09 (sexta-feira)

- 15h: Palestra “Devon em sistemas de cruzamentos industriais”, com Guilherme Minssen

 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink