ABCSEM faz pré-lançamento de seu livro de 40 anos

Agronegócio

ABCSEM faz pré-lançamento de seu livro de 40 anos

Publicação trará detalhes da história da entidade, dados econômicos e expectativas para o futuro do setor de sementes e de mudas de hortaliças, flores e ornamentais no país
Por:
726 acessos
Publicação trará detalhes da história da entidade, dados econômicos e expectativas para o futuro do setor de sementes e de mudas de hortaliças, flores e ornamentais no país

O reconhecimento que a Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem) conquistou ao longo de seus 40 anos de história, junto de seus associados no setor, está relatado em um livro especial de aniversário: “Quatro décadas: a trajetória da Abcsem”.

O pré-lançamento da obra será no dia 02 de dezembro, em Brasília (DF), durante o jantar anual de confraternização da Abrasem (Associação Brasileira de Sementes e Mudas), instituição que reúne todas as associações estaduais de produtores de sementes e mudas, além de outras entidades relacionadas ao setor no Brasil. No encontro estarão presentes importantes representantes do segmento de sementes e mudas, como obtentores de cultivares, produtores e comerciantes, além de técnicos, pesquisadores, profissionais da área e representantes do Governo.

Já o lançamento oficial ocorrerá em evento de confraternização da Abcsem, dia 03 de dezembro, em Jaguariúna (SP), cidade próxima a Campinas, local da sede da associação. Além de seus associados, participarão do evento representantes de entidades parceiras da associação, personalidades e lideranças do setor hortícola, entre outros convidados especiais.

O livro apresentará, como um de seus temas, os resultados significativos da parceria entre a Abcsem e a Abrasem, a exemplo do Comitê de Olerícolas, Flores e Ornamentais. Juntas, as associações têm buscado revisar normativas e regulamentações para propor adequações que façam com que sejam mais aplicáveis ao setor de sementes e mudas. Auxiliam ainda os representantes do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a compreender melhor a realidade e particularidades deste importante agronegócio. Por meio da Abrasem, a Abcsem ainda participa de importantes eventos e reuniões no exterior, como o Comitê de Fitossanidade da ISF (Federação Internacional de Sementes) e reuniões da SAA (Associação de Sementes das Américas).

A publicação apresenta ainda detalhes memoráveis da história da Abcsem, como o crescimento e o desenvolvimento do setor de sementes e de mudas, na época em que teve início a produção comercial hortícola no Brasil; o comércio de sementes embaladas; a chegada da tecnologia de produção; a profissionalização dos viveiros de mudas e o cultivo das plantas e flores ornamentais em jardins e plantações comerciais, disseminados por japoneses e holandeses no Brasil. Serão relatadas também importantes ações da associação ao longo de seus 40 anos de existência, sua contribuição positiva para o setor e as estratégias de crescimento da Abcsem para atender às novas demandas, como capacitação da mão de obra, crédito para o setor e incentivo à aplicação de tecnologia e regulamentação.

A publicação se destina a todos os profissionais da cadeia hortícola e aos interessados em geral, sejam estudantes, profissionais, pesquisadores ou mesmo representantes de órgãos do governo e outras entidades.
Sob a coordenação da Abcsem, especificamente de sua diretoria (gestões 2008/2009 e 2010/2011) e de sua coordenadora executiva, Mariana Ceratti, a publicação foi organizada pela ArtCom Assessoria de Comunicação e contou com a participação das jornalistas Ana Heloisa Ferrero, Daniela Mattiaso, Isabella Monteiro e Marlene Simarelli, e com design gráfico de Jota Lopes.

Sinopse

A partir de meados do século 20, o negócio de sementes apresentou crescimento significativo no País abrindo uma lacuna na defesa dos interesses dos sementeiros. Diante disso, um grupo de empresários liderou a criação da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). A história da associação está diretamente ligada ao crescimento nacional da horticultura. Demandas sobre certificação, legislação, entre outras, alavancaram a atuação da associação, que ocupa papel importante nos vários fóruns nacionais e internacionais para a defesa dos interesses de sementeiros e viveiristas. À medida que as tecnologias avançam, avança também a participação da Abcsem, consciente da importância sócio econômica e da responsabilidade com a saúde e a qualidade de vida que o agronegócio hortícola representa no presente e futuro dos brasileiros.

Serviço
O livro “Quatro décadas: a trajetória da Abcsem” poderá ser adquirido diretamente com a Abcsem pelo telefone: (19) 3243-6472. A divulgação do custo e informações adicionais da obra estarão disponíveis em breve em seu website: www.abcsem.com.br

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem).
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink