CI

Abcsem lança livro em comemoração aos seus 40 anos

A obra abordará também a história do crescimento nacional da horticultura


A obra abordará também a história do crescimento nacional da horticultura e as demandas do setor que impulsionaram diretamente a fundação da associação

Um marco na história da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem), o lançamento do livro bilíngüe (português e inglês): “Quatro décadas: a trajetória da Abcsem” acontecerá no dia 03 de dezembro, em Campinas/SP, e reunirá profissionais do setor, membros associados e colaboradores. “O objetivo da publicação desta obra é tornar conhecida, tanto no Brasil como no exterior, a importante história da Abcsem, no ano em que completa 40 anos de fundação”, salienta Luis Eduardo Rodrigues, presidente da Abcsem.

A obra relacionará detalhes memoráveis da história da entidade, com o crescimento e o desenvolvimento do setor de sementes e de mudas, como a época em que teve início a produção comercial hortícola no Brasil; o comércio de sementes embaladas; a chegada da tecnologia de produção; a profissionalização dos viveiros de mudas e o cultivo das plantas e flores ornamentais em jardins e plantações comerciais, disseminados por japoneses e holandeses no Brasil. Serão relatadas também as importantes ações da associação ao longo de seus 40 anos de existência, sua contribuição positiva para o setor e as estratégias de crescimento da Abcsem para atender às novas demandas, como capacitação da mão de obra, crédito para o setor e incentivo à aplicação de tecnologia e regulamentação. O livro traz ainda um panorama sobre as perspectivas, tendências e desafios futuros para o setor, como o alto investimento em tecnologia que introduzirá mais variedades, novos sistemas de produção e embalagens, atendendo às exigências ambientais.

A publicação se destina a todos os participantes da cadeia hortícola e aos interessados em geral, sejam estudantes, profissionais, pesquisadores ou mesmo representantes de órgãos do governo e outras entidades. “A Diretoria da Abcsem, junto com seus associados e colaboradores espera com esta obra enaltecer a referência que a associação representa para o setor, bem como, homenagear todos aqueles que fizeram e fazem parte da história da associação”, lembra Mariana Ceratti, coordenadora executiva da Abcsem.

Por isso, de acordo com ela, autoridades e importantes personalidades do setor, no Brasil e no exterior, serão presenteados com exemplares do livro, sendo também uma forma de divulgar a importância das ações da Abcsem no cenário agrícola e torná-la ainda mais reconhecida e respeitada. O livro será oferecido ainda aos seus associados, como forma de homenageá-los e parabenizá-los pela dedicação e contribuição ao sucesso da entidade.

Sob a coordenação da Abcsem, especificamente de sua Diretoria (gestões 2008/2009 e 2010/2011) e de sua coordenadora executiva, Mariana Ceratti, a publicação foi organizada pela ArtCom Assessoria de Comunicação e contou com a participação das jornalistas Ana Heloisa Ferrero, Daniela Mattiaso, Isabella Monteiro e Marlene Simarelli, e com design gráfico de Jota Lopes.

Sinopse

A partir de meados do século 20, o negócio de sementes apresentou crescimento significativo no País abrindo uma lacuna na defesa dos interesses dos sementeiros. Diante disso, um grupo de empresários liderou a criação da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem). A história da associação está diretamente ligada ao crescimento nacional da horticultura. Demandas sobre certificação, legislação, entre outras, alavancaram a atuação da associação, que ocupa papel importante nos vários fóruns nacionais e internacionais para a defesa dos interesses de sementeiros e viveiristas. À medida que as tecnologias avançam, avança também a participação da Abcsem, consciente da importância sócio-econômica e da responsabilidade com a saúde e a qualidade de vida que o agronegócio hortícola representa no presente e futuro dos brasileiros.
Serviço

O livro “Quatro décadas: a trajetória da Abcsem” poderá ser adquirido diretamente com a Abcsem pelo telefone: (19) 3243-6472. A divulgação do custo e informações adicionais da obra estarão disponíveis em breve em seu website: www.abcsem.com.br.

As informações são da assessoria de imprensa da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.