Abelha rara mostra impacto das mudanças climáticas
CI
Imagem: Pixabay
DESCOBERTA

Abelha rara mostra impacto das mudanças climáticas

Estudo foi feito em Fiji
Por: -Leonardo Gottems

As raras abelhas encontradas nas áreas de alta montanha de Fiji, no Pacífico Sul, fornecem evidências de que se tornaram muitas espécies, embora não possam se adaptar facilmente a diferentes habitats. Descobertas por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Flinders, do Museu da Austrália do Sul, da UniSA e da Universidade de Adelaide, essas abelhas servem como um aviso importante sobre o impacto das mudanças climáticas induzidas pelo homem e da perda de biodiversidade para os animais.  

As abelhas de Fiji estão encerradas em habitats muito específicos e, quando se contraem e se dividem devido às mudanças climáticas anteriores, as populações de abelhas também se fragmentam e algumas populações isoladas finalmente se tornam novas espécies. "Geralmente se supõe que a adaptação a novos habitats e nichos conduza à diversificação de espécies, mas descobrimos que a diversidade de abelhas de Fiji surgiu da incapacidade de se adaptar", diz James Dorey, da Flinders University.  

"Nossos dados genéticos mostram como uma única colonização de abelhas em Fiji resultou em mais de 20 espécies endêmicas de abelhas, amplamente restritas a elevações mais altas e frias", diz Dorey. "Pelo menos para as abelhas de Fiji, uma relativa incapacidade de adaptação criou uma máquina para produzir espécies", completa. 

As novas espécies de abelhas de Fiji evoluíram quando uma única espécie ancestral colonizou e se espalhou pelas planícies durante os períodos frios, mas depois se restringiu a diferentes topos de montanhas à medida que o clima esquenta e as planícies ficam muito quentes. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink