CI

Abelhas aceleram floração perfurando plantas 

“Trabalhos anteriores mostraram que vários tipos de estresse podem induzir plantas a florescer"


Foto: Pixabay

A primavera começou mais cedo do que nunca este ano, acompanhada por temperaturas mais típicas do início do verão. Muitas plantas já estavam em plena floração em meados de abril, cerca de três a quatro semanas antes do normal. Esses tipos de anomalias sazonais estão se tornando mais frequentes devido às mudanças climáticas, e a incerteza resultante ameaça interromper o momento de relações mútuas entre plantas e seus polinizadores de insetos, explicou Peter Rüegg, da ETH Zurique. 

Uma equipe de pesquisa liderada pelos professores da ETH, Consuelo De Moraes e Mark Mescher, descobriu que um comportamento peculiar do zangão pode ajudar a superar esses desafios, facilitando a coordenação entre as abelhas e as plantas que polinizam. O grupo descobriu que as abelhas trabalhadoras usam suas peças bucais para comprimir as folhas das plantas que ainda não floresceram e que o dano resultante estimula a produção de novas flores que florescem mais cedo. 

“Trabalhos anteriores mostraram que vários tipos de estresse podem induzir plantas a florescer, mas o papel dos danos das abelhas na aceleração da produção de flores foi inesperado", diz Mescher. 

Os pesquisadores notaram o comportamento durante outras experiências de um dos autores, Foteini Pashalidou, onde os polinizadores morderam as folhas das plantas de teste na estufa. "Em uma investigação mais aprofundada, descobrimos que outros também observaram esses comportamentos, mas ninguém havia explorado o que as abelhas estavam fazendo nas plantas ou relatado um efeito na produção de flores", explica Mescher. 

Após suas observações, os pesquisadores da ETH desenvolveram várias novas experiências de laboratório e também realizaram estudos ao ar livre usando colônias de abelhas comercialmente disponíveis, que geralmente são vendidas para polinização de culturas agrícolas e uma variedade de espécies de plantas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.