CI

Aberta oferta de milho a balcão no Rio Grande do Sul

Será reaberta na próxima semana a venda de milho balcão no Rio Grande do Sul


Será reaberta na próxima semana a venda de milho balcão no Rio Grande do Sul. A remoção do produto, armazenado no Paraná, começa nos próximos dias. As 20 mil toneladas do grão estarão disponíveis em Erechim, Garibaldi e Estrela, além de Lagoa Vermelha e Palmeira das Missões. A Conab pretende estabelecer um cronograma de atendimento por município. O teto do programa é de 10 t por produtor. O caso das indústrias segue em compasso de espera, mas a proximidade da data limite para aplicação de recursos pelo governo federal - 15 de dezembro - reduz as esperanças do setor de que ocorra o leilão. As empresas solicitam um pregão emergencial de VEP de 100 mil toneladas com objetivo de garantir o abastecimento até fevereiro.

O secretário executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, alerta que o valor do quilo do frango já subiu 14%, reflexo da elevação do preço do milho, principal componente da ração das aves. É preciso uma ação emergencial para dar esse suporte para avicultura. Não tem milho e quem tem está segurando para especular. Amanhã, a Conab divulga o 3º levantamento nacional da safra de grãos 2006/07. Segundo dados da Safras e Mercados, a oferta brasileira de milho deverá sofrer uma redução de cerca de 3% neste ano de 2007, devendo ficar em 44,31 milhões de t, contra 45,64 milhões de t em 2006.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.