CI

Aberta oficialmente a 3ª Conferência de Arroz Orgânico – ORP 3 Brasil 2018

Ocorreu na terça-feira (13) a abertura oficial da Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018)


Ocorreu na terça-feira (13) a abertura oficial da Conferência Internacional de Sistemas de Produção Orgânica de Arroz (ORP 3 Brasil 2018), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). Entre as autoridades, participaram o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Guinter Frantz; o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, representando o governador José Ivo Sartori, que estava viajando; e pela ALRS o deputado estadual Edgar Pretto.

O evento prossegue até sexta-feira (16). Esta é a primeira vez que o Brasil sedia a conferência. As edições anteriores foram em Montpellier, França (2012), e Milão/Pávia, Itália (2015). O Irga é um dos patrocinadores da conferência, ao lado Embrapa, as secretarias estaduais da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e o Ministério da Agricultura, entre outras entidades. Ainda é possível se inscrever para o evento diretamente no local.

Estão confirmados 40 palestrantes de diversas nacionalidades (França, Itália, Índia, Estados Unidos, Uruguai, entre outros), além de brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro). As apresentações das palestras e dos trabalhos científicos terão tradução simultânea. No último dia do encontro ocorre a Abertura Oficial da Colheita do Arroz Agroecológico, no Assentamento Filhos de Sepé (AAFISE), em Viamão (ERS-040, quilômetro 20). O local foi escolhido para a solenidade por cultivar 1.600 hectares de arroz orgânico, com gestão de irrigação realizada pela AAFISE em convergência aos interesses e diretrizes da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre do Banhado dos Pacheco/Sema. Outras informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.orp3brasil.com.br.

A conferência conta com o patrocínio Diamante de Irga, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do RS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Social e Governo Federal. Patrocínio Ouro de Tio João - Arroz Integral/Orgânico da Josapar, Ecor- NaturaSí e Yoorin Fertilizantes. Prata de Coopersulca, Arroz Fazenda Orgânico, Mirarroz e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Apoio de Federarroz, Bio Controle, Volkmann Alimentos, Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge), Coceargs, Terra Livre, Lundberg Family Farms e Universidade Católica de Pelotas. Realização: Programa Rio Grande Agroecológico, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Emater, Irga, Seapi, Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  Epagri, Volkmann Alimentos, Embrapa, Ministério da Agricultura, Inra (França), Universidade de Milão, Ufrgs, Instituto Federal do Sul, Associação Assentamento Filhos de Sepé e FAO.

Confira a programação do evento clicando aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.