CI

Abertas inscrições de trabalhos em simpósio internacional sobre banana

Dia 10 de junho é último dia para a submissão de trabalhos científicos no Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos


Sexta-feira, dia 10 de junho, é o último dia para a submissão de trabalhos científicos para apresentação no Simpósio Internacional ProMusa-ISHS: Bananas e Plátanos, que vai acontecer em Salvador (BA), entre os dias 10 a 14 de outubro de 2011.

Cada inscrito terá direito ao envio de até três trabalhos sob a forma de resumo simples (pôster ou oral). O artigo deverá ser inédito, não tendo sido apresentado em nenhum outro congresso. Só serão aceitos trabalhos escritos em inglês, mas a apresentação oral para os trabalhos selecionados pela comissão cientifica poderá ser em português ou inglês.

Com o tema geral “Bananas e plátanos: Produção global sustentável e usos alternativos”, o evento tem como realizadores a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas – BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sociedade Internacional da Ciência da Horticultura (ISHS) e Bioversity International e como correalizadores a Rede de Pesquisa e Desenvolvimento de Banana e Plátano para América Latina e Caribe (Musalac) e a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Avanços
Segundo o coordenador desta edição, Edson Perito Amorim – as anteriores aconteceram em 2007 (África do Sul) e 2009 (China) – o evento tem como objetivo atualizar os diferentes segmentos do agronegócio de bananeira em relação a novidades de pesquisa. “Serão discutidos os avanços tecnológicos da cadeia produtiva da banana, com destaque para quatro áreas: práticas culturais e fitossanidade; diversidade e melhoramento genético; pós-colheita, marketing e comercialização; e desafios e oportunidades para usos alternativos”, explica. Cada sessão consistirá de palestras, apresentações orais, sessão de pôsteres e fórum de discussão.

Sete pesquisadores internacionais vão ministrar palestras: David Turner, da University of Western (Austrália); Rodomiro Ortiz, da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas (Suécia); Angelique d’Hondt, do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento – Cirad (França); Rony Swennen, da Universidade de Leuven (Bélgica); Robert Miller, professor da Universidade de Brasília; Domenique Dufour, pesquisador do Cirad que está lotado no Centro Internacional de Agricultura Tropical – Ciat (Colômbia); Jeroen Kroezen, da Rede Solidariedade (Holanda) e Miguel Angel Dita Rodriguez (Bioversity International).

Programação
As demais palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura: “Melhoramento genético da bananeira” (Edson Perito Amorim), “Produção de banana e plátanos nas Américas do Sul e Central” (Domingo Haroldo Reinhardt, chefe geral), “Fitopatologia – Controle de doenças” (Zilton Cordeiro) e “Usos alternativos: desafios e oportunidades” (Janay Almeida dos Santos-Serejo).

A quinta-feira, dia 13, será dedicada a uma visita técnica à Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada a 146 km de Salvador. No último dia, haverá dois workshops em que serão discutidas e escolhidas as demandas para pesquisa para os próximos anos e uma plenária que definirá o local do próximo simpósio, em 2013.
Mais informações no endereço www.promusa.com.br ou pelo telefone (71) 2102-6600.


As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Mandioca e Fruticultura

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.