CI

Abertas inscrições para 43º Curso de cultivo de cogumelos

Inscrições acontecem até 31 de maio e são ofertadas 40 vagas


Já estão abertas as inscrições para o 43º Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, que será realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa -, no período de 7 a 11 de junho de 2011. O objetivo é capacitar os participantes na tecnologia Jun-Cao, capaz de baratear a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais. Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura.

Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, trouxe a técnica Jun-Cao da China e adaptou-a para o Brasil. De lá para cá ela tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos, visando tornar o cultivo de cogumelos mais popular, já que a produção desses fungos é ainda inexpressiva, quando comparada com outros países. O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo.

O banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com mais de 300 espécies de interesse alimentar e medicinal.

A pesquisadora Arailde Urben enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil. “É importante que a população conheça os benefícios desses alimentos para a nutrição e a saúde e passem a incluí-los em sua dieta alimentar”, afirma. Por isso, ela promove, no mínimo, dois cursos por ano na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, para disseminar essa técnica para os produtores brasileiros e aumentar o cultivo desses fungos no país.

No sábado, dia 11 de junho à tarde, as palestras serão abertas ao público.

O limite de vagas para o Curso é de 40 participantes, mas no dia 11 de junho (sábado), quatro palestras da parte da tarde serão abertas ao público. A primeira, de 13h30 às 14h30, será apresentada pela pesquisadora Arailde Urben e vai abordar o tema: “Cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana”.

A segunda, intitulada “Experiências com o uso de cogumelos na clínica médica e na terapêutica nutrológica”, será ministrada pelo médico ortomolecular do Rio de Janeiro, Dr. Márcio Bontempo; a terceira, sobre o tema “Cogumelos medicinais: do alimento ao medicamento, uma história milenar será proferida pelo médico Dr. Marcelo de Souza Gennari e a quarta e última, “Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum” será apresentada pelo médico oncologista de São Paulo, Dr.Jorge Laerte Gennari. Após as palestras, de 18h30 às 19h, acontece o encerramento do evento, com apresentação artística.

“Essa é uma oportunidade importante para que os profissionais da área de saúde do DF e o público em geral conheçam melhor as propriedades medicinais dos cogumelos e os seus benefícios para a saúde humana”, ressalta Arailde.

O curso e as palestras serão realizados no auditório “Assis Roberto De Bem” da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final da Avenida W5 Norte), no período de 7 a 11 de junho.

O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados no site:
http://www.cenargen.embrapa.br/cursos/2011/0311_cursoCogumelos/0311_24_cursoCogumelos_edital_02-11.pdf

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.