CI

Abertas inscrições para curso on-line sobre o Sisteminha

O curso tem carga horária de 20 horas e deve ser concluído no prazo de 30 dias, a contar da data de inscrição


Foto: Pixabay

Já estão abertas as inscrições para o curso Sisteminha Embrapa-UFU-FAPEMIG: práticas de manejo, pela plataforma de capacitações on-line da Embrapa, e-Campo. O curso tem carga horária de 20 horas e deve ser concluído no prazo de 30 dias, a contar da data de inscrição.

<< Inscreva-se aqui>>

O Sisteminha é  uma solução tecnológica desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte apropriada para pequenos espaços, em áreas urbanas e rurais. Tem como principal objetivo garantir a alimentação básica às famílias adotantes, possibilitando também a geração de renda, por meio da comercialização do excedente da produção. A tecnologia é fundamentada em quatro princípios:  miniaturização, replicabilidade, escalonamento da produção, segurança alimentar e nutricional.

O curso, ministrado pelo pesquisador da Embrapa Luiz Carlos Guilherme, é gratuito e voltado à sociedade em geral, especialmente para produtores e agentes de assistência técnica e extensão rural. A capacitação é composta por 11 módulos: Piscicultura, Aves de postura, Frangos de corte, Codornas, Compostagem, Minhocário, Porquinhos-da-Índia, Suínos, Biodigestor, Carvoaria artesanal e Vegetais.

Ao final do curso, espera-se que os participantes sejam capazes de preparar tanque de água para receber alevinos e cuidar do sistema de recirculação; de instalar galinheiro e realizar o manejo de aves de corte e postura e que identifique as etapas da criação e manejo de codornas.

Faz parte também do conteúdo do curso as orientações sobre como realizar a compostagem dos resíduos do Sisteminha, dando o destino adequado, além do manejo de minhocas para produção de húmus, da criação de porquinhos-da-índia e de suínos e da produção de biofertilizantes e de carvão de forma sustentável. A produção de vegetais aproveitando os recursos gerados dentro do Sisteminha (biofertilizante, composto e a água do tanque de criação de peixes) é um dos assuntos que o participante deverá dominar ao final da capacitação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.