CI

Abertas inscrições para o 41º Agroex

Evento acontece no dia 21 de junho em Minas Gerais


Evento acontece no dia 21 de junho em Minas Gerais

Estão abertas inscrições para o 41º seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex), que ocorre em Paracatu (MG), no dia 21 de junho. O evento é promovido pela Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e tem como objetivo estimular os agentes do agronegócio brasileiro a aumentar sua participação no mercado internacional. Os interessados podem se cadastrar pelo site 
www.agricultura.gov.br ou no próprio local do evento.

O analista de Comercio Exterior do Ministério da Agricultura, Adilson Farias, salienta a importância do seminário, realizado sete vezes ao ano. “O Agroex foi criado em 2006 e já levou informações ligadas à exportação a mais de dez mil participantes no Brasil. Nossa expectativa é informar mais duas mil pessoas em 2011”, afirma.

Trata-se de uma oportunidade para informar os produtores de que é possível obter sucesso nas exportações de outros produtos, além das commodities, como, por exemplo, a abóbora cultivada em Paracatu, que é exportada para a Argentina.

Durante o seminário serão abordados temas como as oportunidades e os desafios para a exportação do agronegócio brasileiro, a importância das indicações geográficas como estratégia de agregação de valor, o serviço de inspeção federal para produtos de origem animal, além dos requisitos sanitários e fitossanitários no processo exportador.
Podem participar do Agroex os produtores rurais e representantes de cooperativas, associações, sindicatos, agroindústrias, distribuidores, exportadores e instituições de apoio ao agronegócio.

Exportações

Minas Gerais tem uma participação bastante significativa no agronegócio brasileiro. Produtos como café, complexo soja, carnes, complexo sucroalcooleiro, produtos florestais, cereais e farinha se destacam entre os produtos exportados pelo Estado mineiro no mês de maio deste ano.


O complexo soja, por exemplo, exportou 181 mil toneladas em maio deste ano. Se comparado com o mesmo período do ano passado, percebe-se uma variação positiva de 48,7 % no volume embarcado. As carnes produzidas em Minas também obtiveram aumento. Foram exportadas 31 mil toneladas enquanto, em maio de 2010, o volume foi de 26,7 mil toneladas.

Serviço
Abertas inscrições para o 41º Agroex
Data: 21/06/2011, às 8h
Local: Câmara Municipal de Paracatu
Endereço: Praça JK, 449 - Centro - Paracatu – MG

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.