CI

Abertas inscrições para o V Seminário de Agronegócios da Expo Rio Preto

Ciclo com 11 palestras gratuitas será realizado entre os dias 8 e 15 de outubro


Ciclo com 11 palestras gratuitas será realizado entre os dias 8 e 15 de outubro

As inscrições para o V Seminário de Agronegócios da Expo Rio Preto 2010 estão abertas. Entre os dias 8 e 15 de outubro serão realizadas 11 palestras gratuitas destinadas a pequenos e médios produtores.

O seminário terá início no dia 8, às 9 horas, com a palestra “Controle você e o futuro do seu empreendimento rural”, ministrada pela professora da Fatec de Rio Preto, Miriam Bueno. O encontro será no auditório do Recinto de Exposições.

“A primeira palestra aborda a parte administrativa da propriedade rural. É muito importante tratar o empreendimento rural como uma empresa”, afirma Wagner Antonio Jacometi consultor e gestor de projetos de agronegócio do Sebrae. “Nossa intenção é profissionalizar ainda mais as propriedades para que os produtores tenham mais lucro”,

No mesmo dia, às 14 horas, acontece a palestra “Manejo pré-abate em frangos”, com o professor da Fatec de Rio Preto, Fabio Leonel.

A programação segue no dia 13, com três palestras: “Mercado da borracha e perspectivas para a heveicultura”, às 9 horas, “Mercado e tendências na produção e comercialização de limão tahiti”, às 14 horas, e “Mercado e tendências na produção e comercialização de laranja”, às 14h45.

“Nesse dia focamos dois mercados importantes da nossa região, a borracha e os citrus. Somos os maiores produtores dessas culturas no País. Queremos mostrar o que há de novidade nesse ramo para fortalecer ainda mais nossa produção, explica Jacometi.

No dia seguinte a pecuária de corte e leite é o tema central das palestras. Às 9 horas, o zootecnista da USP Vinicius de Oliveira Chimenes apresenta o caso de sucesso de uma cooperativa focada na venda de carnes nobres: a Copercaiuá, de Umuarama (PR).

No período da tarde, as palestras são focadas no gado de corte com os temas “Manejo de bovinos leiteiros em sistemas intensivos de produção” e “Manejo reprodutivo de novilhas leiteiras”, com a professora da Fatec Rio Preto Rafaela Carareto e Maurício Barros Fernandes da Unirp.

No dia 15, último dia do seminário, as palestras abrangem os produtores de cana-de-açúcar - “As perspectivas de viabilidade da cana-de-açúcar para os pequenos e médios fornecedores” - e os criadores de ovinos - “Produzindo com eficiência na ovinocultura - caso de sucesso de produtores da região”. Neste dia também serão apresentados os casos de sucesso da Fazenda Santo Antonio e do Frigorífico VPJ.

“Nossa grade científica está bem definida e abrangente. Buscamos atrair o maior número de culturas para o pequeno e médio produtor da nossa região”, afirma o secretário de Agricultura e presidente da Expo Rio Preto 2010, Moacyr Seródio.

As palestras são gratuitas e os interessados devem fazer sua inscrição pelo telefone 0800 570 0800. São 150 vagas por palestra.
 

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.