CI

Abertura da Safra da Canola acontecerá em Colorado

Na atividade será possível conhecer as novidades da cultura, técnicas de cultivo e manejo de colheita


No dia 21 de setembro, a partir das 12h30min, na Agropecuária Ireneu Antônio Vian, em Colorado acontece a "Abertura da Safra Nacional da Canola 2010" e o "Dia de Campo da Cultura da Canola". Na atividade será possível conhecer as novidades da cultura, técnicas de cultivo e manejo de colheita. Ainda haverá a dinâmica com a plataforma de corte e enleiramento e tendas técnicas.

O coordenador do Departamento Técnico da Cotrijal, Robson de Quadros Sandri, explica que será um evento direcionado para todos os produtores da região do planalto, e que os associados da Cotrijal estão convidados a prestigiar. "Será uma oportunidade para discussões sobre alguns problemas e informações técnicas que terão como base o acompanhamento das últimas safras desenvolvidas na região", comenta Sandri.

Já sobre a situação atual das lavouras de canola, Robson Sandri revela que a expectativa é alcançar uma produtividade acima da média, levando em consideração o bom potencial que as plantas estão apresentando até o momento. "Nosso desafio tecnicamente é conseguir elevar a produtividade desses materiais. Há três anos, quando nos foi apresentada a cultura, nosso desafio era a produtividade de 1800 quilos. Já conseguimos esse número, então pela complexidade de cultura, e pelas formas de trabalho nosso desafio agora é aumentar esse teto de produtividade", observa Sandri, revelando que a cultura da canola é de extrema importância para o sistema de produção, e por ser uma cultura de baixa liquidez no mercado. "Indicamos que os produtores encaixem essa cultura em seu sistema de produção, mas que ela seja encarada dentro de um planejamento da propriedade e não como uma única cultura a ser explorada".

Em 2010 a cultura da Canola, fomentada pela BSBIOS, alcançou os 15.000 ha distribuídos na região Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Abertura da Safra Nacional da Canola é uma realização da BSBIOS, Produfort, Cotrijal, Embrapa-Trigo, Sindicato Rural de Colorado e Emater, com apoio do Banco do Brasil, Grupo DRS Biocombustíveis, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colorado, ACICOL, UPF, Prefeitura de Colorado e Banrisul e patrocínio da Sicredi, John Deere concessionária Castelmaq e Kuhn.

As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.