CI

Abertura oficial das colheitas da uva e da maçã será neste sábado

O volume da safra de maçã de 2018 deverá ficar em torno de 430 mil toneladas


Sábado (27) será um dia de muitas atividades nos pomares e videiras do Estado: serão abertas oficialmente as colheitas da uva e da maçã. Ambas as solenidades contarão com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

A abertura nacional da colheita da maçã será em Vacaria, às 10h, na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa. Já a solenidade para abertura oficial da colheita da uva será realizada no município de Nova Pádua, nos vinhedos da Boscato Vinhos Finos, às 16 horas.

De acordo com a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), o volume da safra de 2018 deverá ficar em torno de 430 mil toneladas, número menor que 2017. Isso se deve à grande colheita no ano passado, que registrou um volume bem acima da média histórica, e à falta de frio no inverno, brotação desuniforme e ocorrências de geadas e granizos registrados nas regiões produtoras durante o período de frutificação. A expectativa do setor produtivo é uma melhora significativa dos preços da maçã devido à redução da safra e à excelente qualidade da fruta.

Para a uva, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) projeta que a safra deste ano será 20% menor do que a do ano anterior, que foi recorde, ou seja: deverá manter a média histórica de produção. O prognóstico é de colher cerca de 600 mil toneladas de uva destinadas ao processamento. A entidade também avalia que, com as condições climáticas favoráveis durante a formação dos frutos e o manejo adequado realizado ao longo dos meses, as frutas estão com alto grau de qualidade. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.