CI

ABHB: Curso do PampaPlus conta com mais de 100 participantes em POA

Prática zootécnica fechou curso


Iniciou no dia 21 de março o 5º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus, programa de melhoramento genético oficial das raças Hereford e Braford no Brasil.

Realizado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), GenePlus, e Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NESPRO/UFRGS), o curso contou com mais de 100 participantes, entre estudantes, técnicos, pesquisadores e produtores de bovinos de corte, e palestrantes de nível internacional.


As autoridades presentes para a abertura do curso eram o presidente da ABHB, Fernando Lopa, acompanhado do presidente da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” (ANC), Mário Ubirajara Rota Anselmi, o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Ricardo do Amaral Furtado, o pesquisador da Embrapa, Joal Brazalle Leal, representando o Chefe Geral do centro Pecuária Sul, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS), José Arthur Martins, o presidente da Conexão Delta G Sul, Eduardo Eichenberg, e o representante do NESPRO, Eduardo Dias.

Lopa comentou a importância da difusão de conhecimentos adquiridos através de entidades como a Embrapa e o NESPRO, e também das experiências a campo, por produtores, acompanhados por inspetores técnicos credenciados na ABHB, os quais realizam e aplicam as novas tecnologias no dia a dia do campo.

Os palestrantes do primeiro dia foram: Dr. Luiz Otávio Campos da Silva (Embrapa Gado de Corte), Matheus Dill (doutorando no Nespro), Dr. Fernando Flores Cardoso (Embrapa Pecuária Sul), Silvio Menegassi (doutorando do Nespro), Dr. José Bento Sterman Ferraz (USP), Marcelo Louzada, inspetor técnico credenciado da ABHB e Dr. Marcos Yokoo (Embrapa Pecuária Sul). Depois das apresentações, os convidados participaram de um happy hour de lançamento da parceria entre a ABHB e o Pampa Burguer.


No segundo dia palestraram: Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr. (Embrapa Gado de Corte), Dr. Fernando Flores Cardoso, Bruno Teixeira (mestrando do PPGZ/Ufpel), Thais Pires Lopa (Coordenadora do PampaPlus/ABHB), Dra. Olga Ravagnolo (INIA/Uruguai), Dr. Leonardo Martin Nieto (Embrapa Gado de Corte) e Dr. Dante Pazzanese Lanna (ESALq e Diretor Técnico da Assocon).

Na manhã de sábado, os participantes do curso participam da parte técnica do curso, que acontece na Fazenda Santa Tereza (Arambaré/RS).


Prática zootécnica fecha curso do PampaPlus

Fechando a programação do 5º Curso de Melhoramento de Bovinos de Corte do PampaPlus, no último sábado (23 de março), a turma foi até a Fazenda Santa Tereza, localizada em Arambaré/RS.

Acompanhados pelo proprietário, Ney Arthur Azambuja, o administrador da fazenda, Paulo Azambuja e pelos responsáveis da aula prática, os participantes do curso conheceram animais das raças Hereford e Braford de várias idades e participaram de uma palestra sobre o melhoramento genético através da utilização de touros jovens testados nas Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC’s HB).

Na terceira e última parte da visita foi realizado um exercício de seleção de animais em lote, apresentados pelo inspetor técnico credenciado na ABHB, Gustavo Isaacsson, e o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Joal Brazzale Leal.

Após o término do exercício, todos os participantes do curso foram convidados para um almoço de confraternização na propriedade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.