CI

ABHB lança Sumário de Avaliação Genética PampaPlus 2020

O PampaPlus torna público o lançamento do Sumário de Avaliação Genética 2020


Foto: Pixabay

O PampaPlus, Programa Oficial de Melhoramento Genético da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), torna público o lançamento do Sumário de Avaliação Genética 2020. A publicação, que é destinada aos criadores, busca trazer informações fundamentais de seleção para os plantéis e ferramentas de avaliação genética em prol do melhoramento das raças Hereford e Braford no Brasil.

A superintendente de Registro Genealógico da ABHB e coordenadora do PampaPlus, Zilah Cheuiche, salienta que o sumário é resultado de mais de um ano de trabalho que envolve criadores, técnicos, pesquisadores e Conselho Deliberativo Técnico, tudo isso em prol do melhoramento genético das raças Hereford e Braford. "Devido o ano atípico que estamos enfrentando tivemos alguns imprevistos no lançamento, mas é com muito orgulho que disponibilizamos a versão 2020 para todos a partir de agora", relata.

Conforme explica Fernando Cardoso, chefe de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Embrapa Pecuária Sul, o material busca promover o entendimento da relevância da avaliação genética em prol do melhoramento genético através de índice do PampaPlus (IGQ) e demais características. “O sumário é uma ferramenta fundamental, onde constam informações de desempenho, reprodução e características morfológicas dos reprodutores para escolhas mais certas de qual exemplar utilizar em inseminação artificial nessa safra que está se iniciando. Além disso, traz informações dos touros jovens, ventres e resultados gerais do programa em termos de tendência genética”, observa.

Com 136 páginas, o sumário traz o relatório de avaliação genética das raças Hereford e Braford, com informações dos valores médios das características avaliadas por raça, valores médios das DEP’s e relatório de touros pais e touros líderes ordenados por várias caraterísticas. A publicação apresenta também as tabelas do sumário de ultrassonografia, tabelas de touros jovens (Top 1%), touros jovens da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e Teste de Eficiência Alimentar (TEA) e tabela das matrizes destaque (Top 5%).

A versão física será distribuída na casa de todos os usuários do PampaPlus. O material na íntegra pode ser conferido no site da ABHB: www.abhb.com.br.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.