CI

Abiarroz apoia projeto que obriga incluir arroz e feijão na alimentação escolar

O arroz e o feijão são os alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, fazem parte da nossa cultura e têm alto valor nutricional


Foto: Pixabay

A Abiarroz (Associação Brasileira da Indústria do Arroz) espera que a Câmara dos Deputados aprove, neste ano, o projeto que institui a Semana Nacional do Feijão e Arroz e torna obrigatória a inclusão dos dois alimentos nas refeições servidas aos alunos nas escolas. Para tanto, pretende fazer gestões, junto com representantes da cadeia do feijão, para acelerar a tramitação da proposta.

“O arroz e o feijão são os alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros, fazem parte da nossa cultura e têm alto valor nutricional. Por isso, é importante que reforcem a alimentação escolar”, diz a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva.

A inclusão do arroz e do feijão na merenda escolar ajuda a combater a insegurança alimentar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a obesidade infantil, com grande reflexo sobre a saúde pública, acrescenta Andressa Silva.

“Trata-se de uma medida com importante impacto social, uma vez que o Brasil tem vocação agrícola para a cultura do arroz. O consumo regular do produto reflete positivamente na renda, arrecadação de impostos, número de empregos e na economia dos estados produtores. Além disso, o consumo do arroz, juntamente com o feijão, é capaz de assegurar níveis adequados de micronutrientes, o que possibilita que nossas crianças se tornem adultos mais saudáveis e com maior capacidade para o trabalho”.

O Projeto de Lei nº 10.867/2018, de autoria do deputado federal Jerônimo Goergen (PP/RS), já aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, institui a Semana do Arroz e Feijão a partir do dia 16 de outubro de cada ano, coincidindo com a Semana Mundial da Alimentação.

Em São Paulo, o deputado estadual Frederico d’Avila (PSL) apresentou, no mês passado, projeto de lei que torna obrigatório ao menos uma vez ao dia, durante todo o ano letivo, o fornecimento do arroz e feijão na alimentação escolar na rede pública de ensino do estado. Se a proposta for aprovada, os dois alimentos serão incluídos na refeição de 3,5 milhões de alunos de 5.399 escolas públicas de 645 municípios paulistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.