CI

ABIMAQ-CSMIA homegeia presidente do BNDES

Luciano Coutinho será uma das personalidades presentes no Seminário de Planejamento Estratégico


Luciano Coutinho será uma das personalidades presentes no Seminário de Planejamento Estratégico 2011 neste sábado

18.11.2010 – A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (COMIA), da ABIMAQ, fará uma homenagem especial ao professor Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), neste sábado, dia 20, durante o Seminário de Planejamento Estratégico 2011, em São Paulo.

A escolha de Coutinho se deve, em especial, ao trabalho desenvolvido para o setor agropecuário nos últimos anos. Entre as principais ações, destaca-se o Finame-PSI, linha de crédito disponibilizada aos produtores rurais para a aquisição de equipamentos.

Além da homenagem, o seminário voltado para fabricantes de máquinas e implementos agrícolas de todo o Brasil abordará questões úteis para o planejamento de ações e estratégias de negócio. O tema central de debate é o cenário pós-eleições. Tendências econômicas, pesquisa e inovação no mercado e agricultura de baixo carbono estarão em discussão.

O Seminário de Planejamento Estratégico 2011 será realizado no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (16) 3941-4114 ou pelo e-mail [email protected].

Este ano, o evento tem patrocínio ouro do banco Bradesco e patrocínio prata da John Deere. O apoio também vem das indústrias Baldan, Colombo, Jacto, Jumil e Montana.

Luciano Coutinho

Luciano Coutinho é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado da Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros, além de ser autor de extensa produção de artigos publicados no Brasil e no exterior.
Em 1994, coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, trabalho de quase uma centena de especialistas que mapeou com profundidade inédita o setor industrial brasileiro.

Entre 1985 e 1988 foi secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, quando participou da estruturação da área e concepção de políticas voltadas para segmentos de alta complexidade, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais.

Nascido em Pernambuco, Coutinho é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo; ganhador do prêmio Gastão Vidigal de melhor aluno de Economia de São Paulo.

Tem mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e foi professor visitante nas Universidades de São Paulo, de Paris XIII, do Texas e do Instituto Ortega y Gasset e é e professor titular na Unicamp. Até assumir a Presidência do BNDES era sócio da LCA Consultores, atuando como consultor-especialista em defesa da concorrência, comércio internacional e perícias econômicas.

Confira a programação:

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura pelo presidente da CSMIA-ABIMAQ

8h45 - Palestra “Compromisso do Bradesco com o fortalecimento da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Brasil” (Octávio de Lazari Junior - Diretor do Departamental de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco)

9h15 - Painel I: Eleições 2010 - Análise política do Brasil pós-eleições
(Lourdes Sola - Instituto Milleniun e Polis Analytica)
Debatedor convidado: Jorge Caldeira - Mameluco Edições e Produções Culturais.

9h45 – Debate

10h15 – Coffee Break

10h45 – Painel II: Perspectivas para a Economia Mundial, o Brasil e os Agronegócios em 2011 (José Roberto Mendonça de Barros - MB Associados)
Debatedor convidado: Mário Bernardini, consultor econômico da presidência da ABIMAQ

11h30 – Debate

12h - Palestra da senadora Kátia Abreu - presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura)

12h30 – Almoço

14h – Painel III: Novas Oportunidades e Exigências em Inovação, P&D no Mercado Brasileiro da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas
(Eliseu Alves - ex-presidente da Embrapa)
Debatedor convidado: Celso Casale - presidente da CSMIA-ABIMAQ

14h45 – Debate

15h – Coffee Break

15h15 – Painel IV: ABC, Agropecuária de Baixo Carbono – Ameaça ou Oportunidade para a Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas?
(Aloísio Lopes Pereira de Melo – Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda - e Décio Gazzoni - Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República)
Debatedor convidado: Rodrigo Lima - ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais)

16h00 – Debate

16h15 – Painel Especial: solenidade em homenagem ao presidente do BNDES, Prof. Luciano Coutinho

17h15 – Encerramento

As informações são da assessoria de imprensa da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (COMIA), da ABIMAQ.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.