ABIMAQ-CSMIA homegeia presidente do BNDES

Agronegócio

ABIMAQ-CSMIA homegeia presidente do BNDES

Luciano Coutinho será uma das personalidades presentes no Seminário de Planejamento Estratégico
Por:
1124 acessos
Luciano Coutinho será uma das personalidades presentes no Seminário de Planejamento Estratégico 2011 neste sábado

18.11.2010 – A Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (COMIA), da ABIMAQ, fará uma homenagem especial ao professor Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), neste sábado, dia 20, durante o Seminário de Planejamento Estratégico 2011, em São Paulo.

A escolha de Coutinho se deve, em especial, ao trabalho desenvolvido para o setor agropecuário nos últimos anos. Entre as principais ações, destaca-se o Finame-PSI, linha de crédito disponibilizada aos produtores rurais para a aquisição de equipamentos.

Além da homenagem, o seminário voltado para fabricantes de máquinas e implementos agrícolas de todo o Brasil abordará questões úteis para o planejamento de ações e estratégias de negócio. O tema central de debate é o cenário pós-eleições. Tendências econômicas, pesquisa e inovação no mercado e agricultura de baixo carbono estarão em discussão.

O Seminário de Planejamento Estratégico 2011 será realizado no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo. Para participar, basta se inscrever pelo telefone (16) 3941-4114 ou pelo e-mail csmia@abimaq.org.br.

Este ano, o evento tem patrocínio ouro do banco Bradesco e patrocínio prata da John Deere. O apoio também vem das indústrias Baldan, Colombo, Jacto, Jumil e Montana.

Luciano Coutinho

Luciano Coutinho é doutor em Economia pela Universidade de Cornell (EUA) e professor convidado da Universidade de Campinas (Unicamp). Especialista em economia industrial e internacional, escreveu e foi organizador de vários livros, além de ser autor de extensa produção de artigos publicados no Brasil e no exterior.
Em 1994, coordenou o Estudo de Competitividade da Indústria Brasileira, trabalho de quase uma centena de especialistas que mapeou com profundidade inédita o setor industrial brasileiro.

Entre 1985 e 1988 foi secretário-executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia, quando participou da estruturação da área e concepção de políticas voltadas para segmentos de alta complexidade, como biotecnologia, informática, química fina, mecânica de precisão e novos materiais.

Nascido em Pernambuco, Coutinho é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo; ganhador do prêmio Gastão Vidigal de melhor aluno de Economia de São Paulo.

Tem mestrado em Economia pelo Instituto de Pesquisas Econômicas da USP e foi professor visitante nas Universidades de São Paulo, de Paris XIII, do Texas e do Instituto Ortega y Gasset e é e professor titular na Unicamp. Até assumir a Presidência do BNDES era sócio da LCA Consultores, atuando como consultor-especialista em defesa da concorrência, comércio internacional e perícias econômicas.

Confira a programação:

8h – Credenciamento

8h30 – Abertura pelo presidente da CSMIA-ABIMAQ

8h45 - Palestra “Compromisso do Bradesco com o fortalecimento da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas no Brasil” (Octávio de Lazari Junior - Diretor do Departamental de Empréstimos e Financiamentos do Bradesco)

9h15 - Painel I: Eleições 2010 - Análise política do Brasil pós-eleições
(Lourdes Sola - Instituto Milleniun e Polis Analytica)
Debatedor convidado: Jorge Caldeira - Mameluco Edições e Produções Culturais.

9h45 – Debate

10h15 – Coffee Break

10h45 – Painel II: Perspectivas para a Economia Mundial, o Brasil e os Agronegócios em 2011 (José Roberto Mendonça de Barros - MB Associados)
Debatedor convidado: Mário Bernardini, consultor econômico da presidência da ABIMAQ

11h30 – Debate

12h - Palestra da senadora Kátia Abreu - presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura)

12h30 – Almoço

14h – Painel III: Novas Oportunidades e Exigências em Inovação, P&D no Mercado Brasileiro da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas
(Eliseu Alves - ex-presidente da Embrapa)
Debatedor convidado: Celso Casale - presidente da CSMIA-ABIMAQ

14h45 – Debate

15h – Coffee Break

15h15 – Painel IV: ABC, Agropecuária de Baixo Carbono – Ameaça ou Oportunidade para a Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas?
(Aloísio Lopes Pereira de Melo – Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda - e Décio Gazzoni - Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República)
Debatedor convidado: Rodrigo Lima - ICONE (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais)

16h00 – Debate

16h15 – Painel Especial: solenidade em homenagem ao presidente do BNDES, Prof. Luciano Coutinho

17h15 – Encerramento

As informações são da assessoria de imprensa da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (COMIA), da ABIMAQ.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink