CI

Abiove e Aiba realizam o VI Seminário Soja Plus Brasil 2016

O Programa Soja Plus apresenta seus resultados de seis anos no seminário nacional que acontece hoje.


O Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural, implantado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia, apresenta seus resultados de seis anos no seminário nacional que acontece hoje, no Oeste baiano.

Resultados - Desde 2011, o Soja Plus capacitou 5.100 produtores rurais, em cursos e dias de campo, sobre legislação social e ambiental. Além disso, 980 fazendas têm recebido assistência técnica individual. O programa aplica checklist com 180 indicadores, emite um relatório completo sobre os pontos positivos e frágeis da fazenda e fornece gratuitamente placas orientativas, vídeos sobre diálogo diário de segurança, blocos de controle de entrega de documentos, manual de normas legais, kits de primeiros socorros, manuais sobre o Código Florestal e sobre construções rurais, entre outros materiais.

Outros números do Soja Plus em nível nacional: 2,2 milhões de hectares de soja verificadas; 6,6 milhões de toneladas de soja, R$ 12 milhões de investimento, entre 2011 e 2016.

Atividades na Bahia - Entre as atividades realizadas em 2015 e 2016, destacam-se eventos municipais para apresentar o Soja Plus em comunidades agrícolas e cursos sobre NR 31 (saúde e segurança no trabalho), novo Código Florestal e gestão de custos na empresa rural.

Premiação a produtores - No auditório do Senar-BA, em Luís Eduardo Magalhães, mais de cem produtores rurais da região, inscritos no Soja Plus, participarão do seminário. A Aprosoja-MT, a Famasul, a Aiba e a Faemg, coordenadoras regionais, apresentarão os resultados do programa.

Quatro produtores rurais do Oeste da Bahia e de Mato Grosso e a ONG Solidaridad serão homenageados pela excelência em gestão das propriedades rurais.

Os troféus serão entregues a Carlos Alberto Petter, da Fazenda Estrela do Sul, em Nova Xavantina (MT), a Franco André Bosa, da Fazenda Boiadeiro (BA), a Jarbas Bergamaschi, da Fazenda Sama (BA) e ao Grupo Agrifirma, da Fazenda Bananal (BA). O diretor da Solidaridad, Harry van der Vliet, receberá o troféu em agradecimento pela parceria com o Soja Plus Bahia.

Parceiros nacionais - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) é a coordenadora nacional do Soja Plus, que conta, atualmente, com 18 parceiros: Aprosoja-MT, Senar-MT, Instituto do Algodão Social, Fundação MT, Famasul, Aprosoja-MS, Embrapa Soja, Faemg, Universidade Federal de Viçosa, Banco do Brasil, Ministério do Trabalho e Emprego, Agroicone, TNC-Brasil, Sema-MT, Aiba, Solidaridad, IDH e Earth Innovation.

Soja Plus é gratuito - Por ser um programa que oferece assessoria técnica aos produtores de soja sem onerá-los e sem exigir prazos rígidos para aperfeiçoar a gestão da propriedade, o Soja Plus tem tido boa aceitação. É um programa gratuito de melhoria contínua, de acordo com as possibilidades de investimento dos produtores. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.