CI

Abiove estima estoque de soja 206% maior em 2012/13

Projeção é que a produção nacional supere as 81 mi t


Projeção é que a produção nacional supere as 81 milhões de toneladas

Os estoques brasileiros de soja para a safra 2012/13 devem crescer 206% na comparação com a temporada 2011/12 e chegar a 3,7 milhões de toneladas, estimou a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). A alta é resultado do aumento da produção e queda na importação.


A projeção é que a produção nacional supere as 81 milhões de toneladas, crescimento de 22% sobre as 66,6 milhões de toneladas da temporada 2011/12. Com uma produtividade também em alta estima-se que o Brasil reduza em pelo menos 50% suas importações de soja de outros destinos.

Os dados sobre oferta e demanda apresentados pela Abiove constam no relatório semanal divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). No tocante ao esmagamento, estima-se que o país amplie em 9%, representando um acréscimo de 3,2 milhões de toneladas.


Os números da Abiove referentes aos estoques final (3.712 toneladas) e inicial (1.212 toneladas) apresentam-se, pela ordem, inferior e superior na comparação com os números estimados pela Companhia Nacional de Abastecimento.

Em seu primeiro prognóstico de safra 2012/13 a estatal elencou um volume estocado em soja na ordem de 4,9 milhões de toneladas. Já o estoque inicial calculado em 945,5 mil toneladas.

No tocante à exportação, a Associação Brasileira das Indústrias projeta um embarque de 38,5 milhões de toneladas ao exterior. Enquanto isso, a Conab aponta outras 36,2 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.