CI

Abramilho reivindica taxas de juros mais compatíveis para safra 2020/21

Abramilho junta-se às demais entidades do setor agrícola no sentido de propor redução nas taxas


Foto: Divulgação

A Abramilho – Associação Brasileira dos Produtores de Milho, junta-se às demais entidades do setor agrícola no sentido de propor redução nas taxas de juros do crédito rural para o Plano Safra 2020/2021. O Governo do Presidente Bolsonaro, derrubou um mito que há décadas prevaleceu no mercado financeiro do Brasil: “altas taxas de juros para conter a demanda agregada a inflação”.

Temos hoje a menor taxa de juros básica da história - Selic- da ordem de 3,25% aa e uma inflação virtualmente zero. Com isso, os recursos para o crédito rural podem ser captados na faixa entre zero (depósitos a vista) e 3,25% (Tesouro Direto), e aplicações com spread de 0,5% para cobrir custos operacionais, sem necessidade de aportar subsídios orçamentários, que poderão ser redirecionados para outras despesas do Ministério da Agricultura, com ênfase para o seguro rural. Nas palavras do Ministro Guedes: “se os bancos públicos tivessem que dar lucro em todas as operações, deveriam ser privatizados”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.