Abras lança cartilha sobre impactos das regras tributárias sobre a carne

Agronegócio

Abras lança cartilha sobre impactos das regras tributárias sobre a carne

Novas regras chegam a elevar o custo da carne bovina em 6,12%
Por: -Joana
1041 acessos
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou a “Cartilha sobre Tributação pelo PIS e Cofins – Informações sobre as leis Nº 12.058/09 (carne bovina) e Nº 12.350/10 (carne suína e aves)”. A publicação foi encartada na edição de fevereiro da Revista SuperHiper, órgão de comunicação oficial da associação, com tiragem de 36 mil exemplares, distribuída a varejistas de todo o país.

Com essa cartilha, a Abras pretende esclarecer aos associados sobre as alterações e impactos no preço final da carne a partir da aprovação das leis que determinaram uma nova regra tributária para esse produto. Em texto de apresentação, o presidente da instituição, Sussumu Honda, esclarece que as novas regras chegam a elevar o custo da carne bovina em 6,12% e o das carnes de aves e suína em 8,97%.

Segundo Honda, o varejo absorveu a alta de preço na carne bovina durante todo o ano de 2010, mas com a aprovação da nova lei que agora atinge as carnes de aves e suína, essa carga ficou insuportável e terá de ser repassada. “Além da carga tributária que herdamos, ao longo do ano passado, o preço da arroba do boi teve uma alta acumulada de 33,5%, enquanto que o varejo apresentou alta de 26,8%. Não há mais espaço para o varejo absorver essa diferença”, comenta.

Para ele, o governo, ao editar essa nova regra, promoveu uma grande injustiça, já que, além de isentar o produtor rural e os frigoríficos, deixou de fora também o pequeno comércio, reservando o ônus da tributação exclusivamente aos supermercados que operam pela sistemática da não-cumulatividade. “A cartilha é um alerta ao associado que pode se surpreender com as consequências dessa nova realidade”, finaliza o presidente da Abras.
As informações são da assessoria de imprensa da Abras.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink