CI

Abril já tem nove treinamentos programados

IMAmt está organizando a programação de treinamentos para os primeiros meses de 2018

Empenhado em cumprir a missão de qualificar mão de obra para atuar na cotonicultura em Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) está organizando a programação de treinamentos para os primeiros meses de 2018. O principal foco, segundo Alvaro Salles, diretor executivo do IMAmt, é atender às demandas apresentadas pelos associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão), que precisam de trabalhadores qualificados para atuarem no dia a dia das lavouras e algodoeiras, em atividades de alta complexidade que, na maioria das vezes, exigem conhecimentos específicos e atualizados.

A programação deste ano inclui desde o treinamento de monitores de pragas, doenças e plantas daninhas (concluída no início deste mês) a outros cursos muito requisitados, como Operação e Regulagem de Colhedoras de Algodão, Operação e Manuseio de GPS em Máquinas Agrícolas, e Regulagem e Manutenção em Algodoeira. Inclui ainda diversos cursos voltados para a segurança no trabalho, abordando os conteúdos de normas reguladoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego, como a NR 33 (Espaço confinado), a 31.8 (Aplicação de agrotóxicos) e a 35 (Trabalho em altura).

Segundo Carlos Ferraz, responsável pela execução do projeto Treinamentos, há também novidades como o curso Executor de Aviação Agrícola, que acontecerá em abril nas regiões de Campo Novo do Parecis e Sapezal, atendendo à demanda apresentada pelo Grupo Técnico do Algodão (GTA) de cada um desses núcleos regionais.  Manejo e tratos culturais é outro treinamento novo no escopo do projeto executado pelo IMamt, com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O coordenador destaca o curso "Cantina rural", voltado para o bom funcionamento desse espaço fundamental na rotina das unidades produtoras. Este treinamento é realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e aborda temas como segurança alimentar, congelamento e descongelamento, conservação e armazenamento, avaliação de perigos e riscos operacionais na cozinha, conceitos de alimento e nutrientes, grupo de alimentos, validade e qualidade do produto, e manipulação de receitas. O primeiro treinamento acontecerá entre os dias 9 e 13 de abril no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica Ampa/IMAmt do Núcleo Regional Noroeste, em Sapezal.

Os treinamentos do IMAmt são realizados nos seis núcleos regionais de produção algodoeira: Centro (região de Campo Verde), Centro Leste (Primavera do Leste), Sul (Rondonópolis), Norte (regiões de Sorriso e Lucas do Rio Verde), Médio Norte (Campo Novo do Parecis) e Noroeste (Sapezal).  A maioria deles acontece nas amplas instalações dos Centros de Treinamento e Difusão Tecnológica, inaugurados entre outubro de 2015 e junho de 2017.

Além do Senar-MT, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senai-MT) tem sido um parceiro frequente do IMAmt na realização desses treinamentos. Em 2017, 103 cursos e treinamentos foram realizados, beneficiando aproximadamente 2.800 pessoas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.