CI

Abril terá bandeira amarela nas contas

É o quarto mês consecutivo que o órgão aciona bandeira nesse nível


Foto: Marcel Oliveira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que vai manter a bandeira amarela no mês de abril. Com a medida, as contas de luz seguem com a cobrança de uma taxa adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora consumidores (kWh).

É o quarto mês consecutivo que o órgão aciona bandeira nesse nível. Em nota, a agência reguladora explicou que em março foram registradas chuvas abaixo do esperado nas principais bacias do sistema elétrico nacional, e que os reservatórios das hidrelétricas seguem com níveis "relativamente" reduzidos para essa época do ano.

O mês de abril marca a transição entre o tempo seco e úmido, com a entrada do outono e, segundo a Aneel, ainda não deve alterar o volume de água que entra nos reservatórios. Com isso o cenário para as hidrelétricas, que produzem energia mais barata, é desfavorável. 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pra sinalizar ao consumidor o custo da energia. A mais cara é a bandeira vermelha, com a cobrança adicional de R$6,243 a cada 100 quilowatts-hora consumidores . Na verde não há cobrança adicional na tarifa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.