CI

Açaí será utilizado para geração de bioenergia

Caroços da fruta típica da região amazônica podem ser aproveitados para produção de biomassa


Caroços da fruta típica da região amazônica podem ser aproveitados para produção de biomassa

Que o creme de açaí ganhou o paladar de muita gente é fato, o que poucos sabem é que a fruta típica da região amazônica também pode ser utilizada para geração de bioenergia. Transformados em briquetes, os caroços de açaí – geralmente descartados – podem ser aproveitados para produção de biomassa.


No Pará, maior Estado produtor da fruta, um projeto piloto de US$ 2 milhões, apoiado pelo Fundo Multilateral de Investimentos, vinculado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), vai aproximar famílias de baixa renda envolvidas no processamento do açaí a usinas da região.

O esforço tem como objetivo criar uma rede de produtores de polpa de açaí e catadores de lixo, que coletarão os caroços de açaí não utilizados, encaminhando-os às usinas. De acordo com o BID, a iniciativa será encabeçada pela empresa VBA-Açaí, subsidiária brasileira da World Wide Recycling, empresa sediada na Holanda.


A expectativa é que o projeto gere oportunidades de renda para cerca de 2,4 mil produtores e 360 catadores, e abra aproximadamente 65 oportunidades de trabalho na VBA-Açaí.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.