Acamamento pode afetar colheita no PR
CI
Agronegócio

Acamamento pode afetar colheita no PR

O clima típico de primavera - chuvas fortes e alta umidade - facilita o tombamento da planta
Por:

As condições climáticas verificadas nos últimos dias favorecem a ocorrência de um fenômeno chamado acamamento nas lavouras de cereais. O trigo é um exemplo. A planta, quando cresce demais, tomba com a incidência de chuvas fortes e vento. Isso pode prejudicar a colheita.

O fenômeno é explicado pelo engenheiro agrônomo Rodrigo Dias. "O acamamento do trigo acontece basicamente quando a planta cresce demais, tomba e deita no chão, dificultando a colheita. Pode causar prejuízo, porque dificilmente o agricultor consegue colher o cereal com a máquina. Dependendo do grau de tombamento, fica impossível", afirmou.

Segundo ele, as chuvas incidentes no início do ciclo da planta provocaram adensamento da cultura, ou seja, houve o crescimento de muitas plantas por hectare. "Estão associados à alta adubação de nitrogênio e à característica da variedade - as de porte mais alto têm predisposição ao problema", explicou.

O clima típico de primavera - chuvas fortes e alta umidade - facilita o tombamento da planta. "A temperatura do ar e a quantidade de luz também são importantes", reiterou Dias. "Temporal e vendavais aumentam os riscos de prejuízo", acrescentou.

Outro fator preponderante é o peso dos grãos. Se eles apresentarem desenvolvimento maior, as chances do acamamento também aumentam. No entanto, nem todo acamamento oferece prejuízo ao produtor. "Há lavouras que possuem grau maior de acamamento que as outras. Já ouvi falar de perdas significativas, mas nem sempre há prejuízos", comentou Dias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.