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Ação arrecada meia tonelada de resíduos plásticos

O material reciclado será transformado em acessórios para o universo cervejeiro


Foram sete dias de muita revolução, informação, conteúdo, parcerias e envolvimento. Inúmeros voluntários, amigos, clientes e até mesmo curiosos de diversas regiões do Brasil aderiram à campanha e trocaram suas garrafas PET por cerveja durante a Semana do Lixo Zero em Porto Alegre.

Promovida pelo Instituto Lixo Zero em parceria com a My Growler, a ação foi considerada histórica e revolucionária pelos organizadores. Viralizou nas redes sociais e teve uma enorme adesão dos veículos de comunicação do Estado, o que contribuiu diretamente para o sucesso dos números finais da campanha: pelo menos 500 quilos de lixo plástico coletados; 500 litros de chopp distribuídos; além de 300 growlers que agora estão nas mãos de novos revolucionários.

Ao lado das sacolas plásticas, as garrafas PET são uma das principais fontes de poluição de córregos, rios e mares. São elas que, muitas vezes, entopem bueiros que fazem as cidades alagarem ou servem como pontos de acúmulo de água, foco de desenvolvimento e proliferação do mosquito da dengue. A correta destinação dos resíduos, além de ajudar na economia de material e energia, é uma questão de saúde pública.

“Sem palavras para explicar a satisfação de termos realizado essa ação e de ter criado uma empresa que faz negócios gerando impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Muito orgulho da nossa equipe que não esmoreceu em meio ao mar de garrafas PET”, afirmou o CEO da My Growler, Rodrigo Fernandes.

As embalagens plásticas coletadas foram destinadas para uma recicladora que separa, tritura e transforma esses materiais em fontes de matéria-prima para outros produtos. O polímero de PET é muito versátil e pode ser utilizado em diversos segmentos. No caso da My Growler, a intenção é desenvolver acessórios para o universo cervejeiro com resíduos de garrafa PET.

“A campanha #TroquePetporCerveja foi apenas o começo de uma série de ações que estão sendo programadas para 2020. Levantamos a primeira bandeira e queremos seguir contando com o apoio de vocês para dar os próximos passos. Acima de dar/receber cervejas, mantemos o nosso objetivo principal de fazer a sociedade refletir sobre a quantidade de resíduos que geramos no nosso dia a dia, sempre buscando alternativas para minimizá-los”.

Valor econômico do lixo

A jornalista Lara Ely foi até a My Growler Station no Happy Hour de abertura da semana acompanha da filha, do namorado e do pai e estava encantada com a ação. “Adorei participar porque mobilizou meu senso ecológico com um “que” a mais. Geralmente gosto de participar dessas ações pela limpeza urbana sem ter nada em troca. A própria mobilização das pessoas já me agrada, ver o como que cidade poderia ser se a gente cuidasse melhor dela. Mas com cerveja tudo fica ainda melhor”, disse ela, ao prosseguir. “Outra coisa bacana foi ver o valor econômico do lixo, algo que a gente quase nem da bola e que vale dinheiro”.

Semelhante avaliação teve Sabrina Rolin, da plataforma Comida Tri Boa. Para ela, qualquer ação que tenha por finalidade reduzir a quantidade e o uso de embalagens plásticas, por si só, já é uma baita iniciativa. “Trocando por cerveja e growler então, ficou melhor ainda”, disse ela ao admitir que em sua casa já utilizam o growler há um bom tempo.

“Temos quatro! Não só pela possibilidade de experimentar, por um preço mais acessível, os mais variados tipos de cerveja artesanal a cada recarga, mas também porque a embalagem de vidro é a mais sustentável do planeta. É uma dupla satisfação: usando o growler, estamos contribuindo com o meio ambiente e, de quebra, bebendo uma cerveja de qualidade. A ideia da troca de garrafas pet por cerveja foi extremamente válida para que muitos criem o hábito de usar o growler. E certamente, depois que as pessoas comprarem cerveja artesanal em growler, nunca mais vão querer outro tipo de cerveja. É quase como um vício. E a natureza agradece”.

Como foi

A Semana do Lixo Zero é uma ação nacional que envolveu várias cidades do Brasil, realizando palestras, talks, workshops e eventos. Em Porto Alegre, reuniu inúmeros voluntários em prol da conscientização para a redução e o destino correto do lixo.

Foi realizada entre os dias 18 e 27 de outubro com o apoio da My Growler – empresa genuinamente gaúcha que não só popularizou como revolucionou a maneira de consumir cerveja de forma sustentável no Brasil – que sediou o Happy Hour de abertura - com música, comidas especiais e muita troca de pet por cerveja – e o Revolution Talks, realizado no dia 24 de outubro. Na oportunidade, esteve em pauta o tema “O alimento do amanhã” com palestras de Matheus von Muhlen, fundador do Open Food Institute e Felipe de Paula, sommelier e técnico cervejeiro, sócio da Zapata Cervejaria.

 

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