CI

Ação da Emater/RS-Ascar promove repovoamento de açudes em Fagundes Varela

Nesta primeira campanha foram beneficiadas 15 famílias com a distribuição de 1.500 alevinos


Foto: Divulgação

Na sexta-feira (09/04), em Fagundes Varela, aconteceu a entrega dos alevinos da campanha para povoamento de açudes promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com apoio da Secretaria Municipal da Agropecuária.

Produzir alimentos de qualidade para autoconsumo familiar é uma das ações incentivadas pela Extensão Rural e Social dentro do Plano de ações socioassistenciais de assessoramento, defesa e garantia de direitos com inclusão social e produtiva, que visa fortalecer a segurança e soberania alimentar das famílias fagundenses.

Através de campanhas realizadas regularmente as famílias podem adquirir alevinos de peixes com garantia de procedência e receber orientações técnicas para garantir o sucesso na criação.

Segundo os extensionistas Airton de Almeida e Taciana Marchesini, a produção de peixes para autoconsumo é uma maneira eficiente de se obter alimento de qualidade e a baixo custo, gerando uma maior autonomia do agricultor familiar. Porém, o sucesso na criação depende de uma série de cuidados que devem ser seguidos pelo produtor, principalmente em relação à qualidade da água, como manter os arredores dos açudes limpos e evitar a entrada de lixo e materiais que ao se decomporem alteram a qualidade da água. Os cuidados que se iniciaram antes da chegada dos alevinos devem continuar durante todo o ciclo produtivo. Nesta primeira campanha foram beneficiadas 15 famílias com a distribuição de 1.500 alevinos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.