CI

Ação do Mapa apreende bebidas falsificadas no Espírito Santo

Foram confiscados mais de quatro mil litros de produtos clandestinos


Fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Espírito Santo apreenderam bebidas falsificadas nesta semana no bairro Maruípe, no município de Vitória (ES). A operação foi coordenada pelo Serviço de Inspeção e Sanidade Vegetal da Superintendência Federal de Agricultura do estado (SFA/Mapa).


Até o momento, foram apreendidos mais de quatro mil litros de produtos clandestinos, sendo alguns já envasados e outros a granel. Aproximadamente 25 mil rótulos, corantes, aditivos e outros materiais também foram confiscados.
A fiscalização foi realizada com o apoio de policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Vitória. O proprietário do estabelecimento foi preso e indiciado. Também houve apreensão de um caderno contendo receitas das bebidas apreendidas.

Entenda o caso

A ação foi motivada por uma denúncia anônima feita por meio do Disque Denúncia 181, em março, e posteriormente encaminhada à Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

Desde o dia 12 de março, fiscais da SFA/Mapa realizaram diligências para apurar a denúncia. No entanto, como o local – uma casa de dois andares –estava sempre fechado durante o processo de investigação e havia indícios de cargas contendo garrafas em uma caminhonete próxima à residência, foi solicitada autorização judicial junto à Advocacia Geral da União (AGU-ES) para a entrada dos fiscais no imóvel.

Visando assegurar a integridade física dos fiscais durante a ação e diante da suspeita de falsificação ou defraudação, foi solicitado o apoio da Delegacia de Defraudações e Falsificações de Vitória. A denúncia foi confirmada e os fiscais, além da apreensão dos produtos, também coletaram amostras para análise.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.