CI

Ação recolhe quase 1 tonelada de embalagens vazias de defensivos no MS

No ano, Inpev projeta recolher 45.500 toneladas



Uma iniciativa comandada pelo Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens vazias) arrecadou mais de 900 quilos de embalagens vazias de agroquímicos na região de Angélica, no Mato Grosso do Sul. O objetivo é conscientizar os produtores sobre a importância de cumprir as leis e colaborar com a conservação do meio ambiente.

A lei brasileira determina que os usuários de defensivos deverão devolver as embalagens vazias dos produtos aplicados aos estabelecimentos comerciais onde foram adquiridos. Essa entrega deve ser feita em até um ano contado da data de compra. O armazenamento de agrotóxico e embalagens de forma irregular pode acarretar multa ambiental de cerca de R$ 15 mil.

Para agilizar e facilitar o recolhimento, são feitas diversas ações pelo País, como a fixação de postos ou centros de recolhimento ou caravanas itinerantes que vão até as localidades mais afastadas. A ação no MS foi realizada através de parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), prefeitura e sindicatos rurais, entre outras entidades.

Desde o início de suas atividades, em 2002, o Inpev já recolheu nada menos que 334.217 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A previsão para esse ano é de que a entidade recupere 45.500 toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.