CI

Acasalamento dirigido acelera melhoramento genético em gado nelocampo

O método escolhe o touro mais apropriado para acasalar com cada matriz, obtendo, assim, produtos melhorados


Buscando um aumento de rentabilidade da atividade pecuária, produtores estão buscando investir na aplicação de tecnologias capazes de maximizar a produtividade de seus animais. É isso que faz a Varrela Pecuária, promovendo o acasalamento dirigido em seu rebanho. O método escolhe o touro mais apropriado para acasalar com cada matriz, obtendo, assim, produtos melhorados.

O objetivo desse tipo de acasalamento é conseguir fazer com que os animais do rebanho da fazenda tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Os resultados são conquistados ao longo do tempo, onde a herança de características positivas se sobressai. A Varrela Pecuária possui mais de 40 anos de seleção e, de acordo com o gestor, Marcelo Cordeiro, a avaliação dos seus animais é feita pela Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP).

“A ANCP faz a avaliação dos animais da Varrela, inclusive os nelocampos, que são touros e vacas da raça nelore criados a campo. Com essa análise, são catalogados dados das fêmeas matrizes e dos reprodutores, montando assim um histórico de toda a fazenda. A partir daí, é visto o que cada matriz tem de melhor, e quais pontos podem ser melhorados. Então os touros são escolhidos para o acasalamento, buscando completar esas características”, explicou Marcelo.

Marcelo também ressaltou que esses animais sempre são sucesso em remates, e que, compradores que investem nesses animais geneticamente melhorados, tem retorno garantido. “A Varrela Pecuária, em parceria com a Agropecuária Olival Tenório, estará promovendo a 34ª edição do Leilão Nelocampo na Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). Serão ofertados lotes de touros e fêmeas prenhezes e, como já é tradição, esperamos que o remate seja um sucesso”, concluiu.

O leilão será realizado no domingo, 03 de novembro, às 12h, no tartesal do Parque da Pecuária. A credibilidade dos promotores e a qualidade dos animais prometem um grande encerramento para a 63ª edição da Expoagro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.