Agronegócio

Acasalamento dirigido acelera melhoramento genético em gado nelocampo

O método escolhe o touro mais apropriado para acasalar com cada matriz, obtendo, assim, produtos melhorados
Por:
2168 acessos
Buscando um aumento de rentabilidade da atividade pecuária, produtores estão buscando investir na aplicação de tecnologias capazes de maximizar a produtividade de seus animais. É isso que faz a Varrela Pecuária, promovendo o acasalamento dirigido em seu rebanho. O método escolhe o touro mais apropriado para acasalar com cada matriz, obtendo, assim, produtos melhorados.

O objetivo desse tipo de acasalamento é conseguir fazer com que os animais do rebanho da fazenda tenham, cada vez mais, características positivas de produção. Os resultados são conquistados ao longo do tempo, onde a herança de características positivas se sobressai. A Varrela Pecuária possui mais de 40 anos de seleção e, de acordo com o gestor, Marcelo Cordeiro, a avaliação dos seus animais é feita pela Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP).

“A ANCP faz a avaliação dos animais da Varrela, inclusive os nelocampos, que são touros e vacas da raça nelore criados a campo. Com essa análise, são catalogados dados das fêmeas matrizes e dos reprodutores, montando assim um histórico de toda a fazenda. A partir daí, é visto o que cada matriz tem de melhor, e quais pontos podem ser melhorados. Então os touros são escolhidos para o acasalamento, buscando completar esas características”, explicou Marcelo.

Marcelo também ressaltou que esses animais sempre são sucesso em remates, e que, compradores que investem nesses animais geneticamente melhorados, tem retorno garantido. “A Varrela Pecuária, em parceria com a Agropecuária Olival Tenório, estará promovendo a 34ª edição do Leilão Nelocampo na Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). Serão ofertados lotes de touros e fêmeas prenhezes e, como já é tradição, esperamos que o remate seja um sucesso”, concluiu.

O leilão será realizado no domingo, 03 de novembro, às 12h, no tartesal do Parque da Pecuária. A credibilidade dos promotores e a qualidade dos animais prometem um grande encerramento para a 63ª edição da Expoagro.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink