CI

Ações da Campanha Produza seu alimento e colha saúde têm continuidade em Planalto

A equipe da Emater/RS-Ascar entregou aos agricultores de Planalto, na última sexta-feira (16/12), mais de 1,2 mil mudas de batata-doce


A equipe da Emater/RS-Ascar entregou aos agricultores de Planalto, na última sexta-feira (16/12), mais de 1,2 mil mudas de batata-doce. A ação faz parte da Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar nos 42 municípios da região, com o objetivo de estimular a produção de subsistência, para promover a segurança e soberania alimentar e influenciar na melhoria dos hábitos alimentares e na qualidade de vida das famílias rurais e urbanas.

Em Planalto, a Emater/RS-Ascar foi responsável por toda a organização dos pedidos e controle dos cultivares. "Com isso os agricultores terão mais alimento em sua mesa e a certeza da qualidade do que estão consumindo. Em nosso município acontece a feira do produtor, semanalmente, e vários agricultores vendem o excedente de casa em casa e nos mercados locais, aumentando também a renda da propriedade. A produção da batata-doce é mais uma opção para diversificar essa comercialização", comentou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Edimara Dal Ross.

Este é o segundo ano de promoção da Campanha que já beneficiou centenas de famílias rurais e urbanas, escolas e entidades da região. De acordo com a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar e coordenadora da Campanha, Dulcenéia Haas Wommer, este trabalho é uma forma de resgatar antigas formas de produção da agricultura familiar. "Nossa proposta é estimular essa produção para o autoconsumo, aliada a um importante trabalho de combate à fome no campo, preservando a biodiversidade e a cultura local. Os agricultores familiares têm especial importância nesse sentido, pois a produção da alimentação no próprio local é fundamental para a consolidação da segurança e soberania alimentar, na preservação de hábitos alimentares e na prevenção das doenças para uma vida mais saudável", justificou Dulcenéia.

Para 2016, os produtos com destaque na Campanha foram definidos levando em consideração o Ano Internacional das Leguminosas, o tema do Dia Mundial da Saúde deste ano, o diabetes, e o índice das doenças informadas no estudo de situação realizado pela Emater/RS-Ascar na região, justificando a melhoria dos hábitos alimentares e de produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.