CI

Ações da Emater/RS-Ascar estimulam a participação de jovens no município de Caiçara

O objetivo do encontro foi reunir os jovens para discutir sobre sucessão e os planos para o futuro.


Jovens do meio rural e urbano do município de Caiçara participaram na última quarta-feira (28/09) de um encontro, na Câmara de Vereadores, promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com as Secretarias Municipais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Escola Estadual Vinte de Setembro e Sicredi, para estimular a participação da juventude em atividades do município. O objetivo do encontro foi reunir os jovens para discutir sobre sucessão e os planos para o futuro, e, a partir disso, promover atividades e encontros aproximando a juventude de Caiçara.

O grupo de jovens Atuação, de Rondinha, serviu de exemplo para os jovens de Caiçara, contando sobre a iniciativa de formar o grupo e começar a trabalhar com os jovens das comunidades do município. Três integrantes do grupo de Rondinha lembraram que a ideia partiu dos próprios jovens que, ao procurarem a Emater/RS-Ascar, encontraram o apoio que precisavam para seguir com as propostas do grupo. Os jovens do grupo Atuação desenvolvem projetos em Rondinha de incentivo à sucessão familiar, através do envolvimento do jovem do campo. Com estudo e qualificação, eles acreditam que é possível viver com renda e qualidade de vida no meio rural.

Em Rondinha, os jovens já programam encontros e oficinas técnicas sobre atividades agrícolas, participam de capacitações, ações voluntárias na comunidade, além de atividades de integração e lazer. Como resultado dessa experiência, os jovens percebem maior integração do meio rural e urbano, autoestima da família e valorização das propriedades rurais, geração de renda, autonomia e consolidação da sucessão rural e o acesso à informação e a políticas públicas voltadas ao jovem.

Depois de ouvirem a experiência do grupo de Rondinha, os jovens de Caiçara realizaram uma atividade em grupo, respondendo questões sobre a realidade onde vivem, sua percepção sobre o meio rural e seus anseios para o futuro. A atividade, coordenada pela equipe da Emater/RS-Ascar municipal e pela assistente técnica regional social, Dulcenéia Haas Wommer, despertou os jovens para a reflexão sobre as vantagens e os desafios de quem mora no meio rural. A partir dessa discussão, os jovens poderão programar atividades futuras, elencando temas de seu interesse.

A proposta da Emater/RS-Ascar no município é dar continuidade as atividades em grupos, incentivando cada vez mais a participação do jovem rural. Essa atividade está inserida no Programa Regional Jovem Rural com Renda e Qualidade de Vida, uma ação promovida pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, que visa intensificar o trabalho com juventude rural na região, através de formação técnica, estímulo à liderança e ao protagonismo do jovem na propriedade e na sociedade.

Através do Programa, a Emater/RS-Ascar pretende aprimorar o trabalho desenvolvido nos 42 municípios, promovendo a troca de informações e experiências entre os jovens, prestando assistência técnica qualificada. A intenção do Programa é apresentar alternativas econômicas possíveis de serem implementadas nas propriedades rurais, de acordo com a realidade de cada jovem e com as características e vocação de cada propriedade. 

Além disso, é incentivado o diálogo entre os jovens e o núcleo familiar quanto à discussão dos investimentos a serem feitos na propriedade, com visão de sucessão familiar planejada, uma vez que são as condições que garantirão a permanência do jovem na atividade e na propriedade rural.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.