CI

Ações sustentáveis são destaque na Feira da Floresta/RS

O evento fica aberto ao público entre às 13h e 19h até sexta-feira (06)


A 3ª edição da Feira da Floresta iniciou na quarta-feira (04), na Expogramado, em Gramado. O evento apresenta as inovações tecnológicas da produção florestal e industrial, buscando gerar negócios e oportunidades para toda cadeia produtora, da semente aos manufaturados. A feira reúne cerca de 60 expositores entre fabricantes de equipamentos e insumos para manejo florestal e processamento de madeira, indústrias de celulose e painéis de madeira, entidades empresariais, escolas e universidades. O evento fica aberto ao público entre às 13h e 19h até sexta-feira (06), com entrada franca.


A Emater/RS-Ascar participa da feira desde a primeira edição e no seu espaço, esse ano, a floresta é apresentada como parte de um sistema produtivo integrado, através dos sistemas agroflorestais em suas diferentes modalidades: silvipastoril (pecuária e floresta), agrofloresta (culturas permanentes com floresta. Ex: citros com espécies nativas) e consórcios de culturas anuais com floresta (ex: erva-mate com milho ou feijão, eucalipto com mandioca).

“É importante enfatizar o respeito às áreas de preservação permanente e reserva legal para que de fato os agricultores familiares consigam ter uma propriedade adequada econômica, social e ambientalmente e atinjam a sustentabilidade”, salientou a engenheira florestal da Emater/RS-Ascar, Adelaide Ramos. Ela explica que as áreas de reserva legal podem vir a ser utilizadas com os sistemas agroflorestais, desde que estes sejam manejados de forma correta e respeitem a legislação atual.

“A produção de florestas para usos múltiplos é uma forma de contribuirmos para a preservação dos remanescentes das nossas florestas nativas, uma vez que o consumo de matéria-prima florestal está presente no dia-a-dia, seja no material escolar, como livro e lápis; nos materiais de limpeza, como detergente e papel toalha, e na própria mesa em que fazemos as refeições”, esclareceu.


A Feira da Floresta também conta com uma programação técnica realizada sempre entre 9h e 13h que inclui o 1º Seminário de Fornecedores e Viveiristas Florestais, realizado ontem, e o Ciclo de Palestras para Produtores Rurais, que ocorre nas manhãs dos três dias do evento, com entrada gratuita. No ciclo, a Emater/RS-Ascar estará abordando o os sistemas agroflorestais para geração de renda com sustentabilidade. Outra atração é o 1º Seminário Técnico Sul Brasileiro de Madeireiras, Marcenarias e Produtos de Madeira, programado para hoje e amanhã.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.