CI

Acor­do no se­tor ca­na­viei­ro re­duz crí­ti­cas ao eta­nol


O pre­si­den­te ­Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va dis­se que o ter­mo de com­pro­mis­so as­si­na­do na se­ma­na passada en­tre tra­ba­lha­do­res da ca­na-de-açú­car, usi­nei­ros e go­ver­no, pa­ra me­lho­rar as con­di­ções de tra­ba­lho do se­tor, aju­da­rá a di­mi­nuir as crí­ti­cas que são fei­tas no ex­te­rior à pro­du­ção bra­si­lei­ra de eta­nol. Se­gun­do o pre­si­den­te, o acor­do tem en­tre ou­tros ob­je­ti­vos, ‘‘re­sol­ver es­sas coi­sas que ­eram mo­ti­vos usa­dos con­tra nós no ­exterior’’.

  Ele con­tou que até tra­ba­lha­do­res do se­tor de ca­na-de-açú­car che­ga­ram a ser le­va­dos pa­ra ou­tros paí­ses pa­ra cri­ti­car o se­tor su­croal­coo­lei­ro. Sem dar no­mes, o pre­si­den­ten lem­brou que, cer­ta vez, re­ce­beu uma au­to­ri­da­de es­tran­gei­ra que dis­se que o tra­ba­lho de cor­te da ca­na era mui­to pe­no­so. ‘‘Eu res­pon­di que sa­bia que era um tra­ba­lho du­ro, mas me­lhor que o tra­ba­lho em uma mi­na de car­vão, que foi o que trans­for­mou o ­país de­le (da au­to­ri­da­de es­tran­gei­ra) em uma ­potência’’, dis­se.

  Se­gun­do o pre­si­den­te da ­União da Agroin­dús­tria Ca­na­viei­ra de São Pau­lo (Úni­ca), Mar­cos ­Jank, o com­pro­mis­so as­si­na­do pre­vê a ado­ção de ‘‘50 prá­ti­cas em­pre­sa­riais ­exemplares’’ no tra­ta­men­to dos ope­rá­rios. Um dos prin­ci­pais com­pro­mis­sos as­su­mi­dos pe­las 303 usi­nas que as­si­na­ram o acor­do foi a ado­ção da con­tra­ta­ção di­re­ta dos tra­ba­lha­do­res que ­atuam no plan­tio e no cor­te da ca­na, eli­mi­nan­do as­sim a fi­gu­ra do in­ter­me­diá­rio, co­nhe­ci­do co­mo ‘‘­gato’’. ­Jank tam­bém re­co­nhe­ceu que es­se com­pro­mis­so de me­lho­res prá­ti­cas ‘‘aju­da­rá a apro­var a sus­ten­ta­bi­li­da­de do eta­nol ­brasileiro’’.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.