CI

Acordo entre Brasil e Bolívia permite comércio de material genético animal

Protocolos sanitários foram assinados durante reunião em Santa Cruz de la Sierra


Protocolos sanitários foram assinados durante reunião em Santa Cruz de la Sierra

Brasil e Bolívia assinaram protocolos sanitários que permitem o comércio bilateral de embriões fertilizados in vitro e ovos para produção de vacinas e diagnóstico laboratorial. O acordo também possibilitará ao país vizinho enviar material biológico (células epiteliais) bovino de alto padrão para clonagem no território brasileiro. Depois disso, os animais clonados seguirão para a Bolívia.

Os protocolos foram assinados pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasa) da Bolívia. Na avaliação do DSA, o acordo reforça a cooperação regional.   

A assinatura dos protocolos ocorreu durante a reunião da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu), em Santa Cruz de la Sierra, na última sexta-feira (23). O ministro do Desenvolvimento Rural e Terras da Bolívia, César Cocarico, participou do encontro. Ele destacou os esforços públicos e privados que resultaram no estabelecimento do acordo.

Os participantes da reunião também enfatizaram que os governos e o setor privado do continente precisam apoiar cada vez mais o comércio regional de genética bovina, a fim de melhorar os rebanhos dos países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.