CI

Acordo gigantesco leva soja argentina direto pra China

“Começaremos a conectar os produtores argentinos com os importadores chineses"


Foto: Gov. Santa Fe

O Grupo Syngenta anunciou na Argentina um acordo de grandes proporções com a Sinograin – empresa responsável pela exploração da reserva de grãos e óleo da China. A iniciativa Agri Value Chain visa melhorar as condições das operações de barter, exportar diretamente os grãos e seus derivados para o mercado chinês e promover a cooperação de toda a cadeia agroindustrial.

Por outro lado, o acordo trará um plano de investimentos da Syngenta que permitirá à empresa fazer melhorias na infraestrutura de suas duas plantas de processamento de sementes e de seus centros de pesquisa, localizados no sul da província de Santa Fé. Antonio Aracre, diretor-geral da Syngenta na América do Sul, destacou que estão “abertas as portas para o mercado [chinês] que é o que mais cresce e o que mais demanda”.

Aracre destacou a Agri Value Chain como um projeto estratégico fundamental para a integração na cadeia de valor. “Começaremos a conectar os produtores argentinos com os importadores chineses. Aos produtores vamos repassar todas as vantagens competitivas do câmbio, enquanto ao Estado garantiremos um timing extremamente eficiente na liquidação do câmbio”, disse o executivo no anúncio oficial, que contou com a presença do presidente argentino Alberto Fernandez.

O diretor-geral da Syngenta na América do Sul ressaltou ainda que a agricultura argentina tem uma vantagem competitiva única. “Estamos investindo mais de US$ 25 milhões para aumentar nossa capacidade. As commodities são produzidas de forma eficiente, de uma forma que em poucos lugares ocorre. O que fizemos com a soja tem a ver com milho, para produzir carne e gerar empregos”.

De acordo com ele, “haverá uma nova revolução do emprego ligada às ciências do conhecimento, biotecnologia, mundo digital e agricultura de precisão. Imagino muitos outros drones voando pelos campos e fornecendo informações para tratar ervas daninhas e doenças. Estamos comprometidos com as novas gerações. Estados comprometidos com a sustentabilidade, mas é um conceito holístico. Não pode estar atrelado a menos trabalho”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.