CI

Acricorte supera expectativas e bate recorde de público logo na abertura

Maior encontro da pecuária de corte de Mato Grosso, realizada na quinta-feira (12.05), no Cenarium Rural


Foto: Divulgação

Mais de mil pessoas participaram da abertura do Acricorte, maior encontro da pecuária de corte de Mato Grosso, realizada na manhã desta quinta-feira (12.05), no Cenarium Rural, em Cuiabá. Por mais um ano, o Acricorte se confirmou como o mais importante evento do segmento, superando todas as expectativas já no primeiro dia de encontro.

Personalidades ligadas ao ensino e pesquisa da pecuária, políticos, empresários, autoridades e, claro, pecuaristas, participaram da abertura do evento, que está em sua segunda edição e é realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

A expectativa era de 1, 5 mil pessoas participassem dos dois do Acricorte, que se encerra na sexta-feira (13.05), porém 1.080 pessoas já compareceram somente neste primeiro dia, comprovando o sucesso que é a iniciativa.

Durante a abertura do Acricorte, o diretor-presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior, destacou a importância da retomada do Acricorte como o principal encontro dos produtores e da cadeia produtiva da carne bovina de Mato Grosso, após dois anos paralisado em razão da pandemia de covid-19.

O Acricorte é uma oportunidade de o público adquirir conhecimento, por meio das palestras técnicas, além de conhecer novas tecnologias do setor, realizar transações comerciais e ampliar a integração entre os profissionais do ramo.

“Queremos nestes dois dias de evento unir todos os integrantes da cadeia produtiva da carne, para que juntos possamos promover o fortalecimento da pecuária de corte mato-grossense e assegurar a sustentabilidade do nosso negócio, que é um grande propulsor produtivo, social, econômico e financeiro de nosso país”, afirmou.

Ainda segundo Oswaldo Pereira, Mato Grosso é o estado com o maior rebanho bovino do Brasil, com 30 milhões de animais, destaque em produção, qualidade técnica, comercialização e em exportação da carne bovina – e seus produtores e toda a cadeia da carne devem ser reconhecidos e valorizados.

“Temos provado ser capazes de alimentar o mundo, mantendo mais de 60% de nossas áreas preservadas.  Nossa cadeia produtiva da carne bovina deve ser enaltecida e valorizada diante de sua importância. E o Acricorte é mais um de nossos esforços para isso.  Esta é, sem dúvida, uma oportunidade ímpar para diminuir as distâncias entre produtores rurais, empresários e trabalhadores dos setores industrial e de serviços, rumo a uma pecuária mais forte e mais unida”, disse.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, destacou ainda a necessidade de encontros como o Acricorte para a mudança do entendimento sobre o que de fato é o agronegócio em Mato Grosso e no país e para a desmistificação de muitos mitos em torno do setor, que é o responsável por alimentar o mundo.

“O senso comum tem deixado de lado a paranoia ambiental, da qual estamos sempre acusados de que nós produzimos a devastação do ambiente, o que é mentira, e tem trazido esse senso comum da realidade que é a questão da segurança familiar. A paranoia ambiental acaba quando começa a paranoia da fome, que ceifa vidas. Finalizo parabenizando pela defesa do agro, do que é certo, é correto”, afirmou.

O superintendente do Senar, Chico da Paulicéia, também reforçou a relevância do Acricorte para a formação técnica e profissional dos participantes. O evento traz 12 das principais personalidades ligadas à pecuária, que realizam palestras abordando temas de interesse do setor de bovinocultura de corte.

“Patrocinar um evento como o Acricorte faz todo sentido para nós. Se é da nossa missão compartilhar, difundir e divulgar conhecimento, nada melhor que um evento como o Acricorte para fazer isso. Teremos dois dias de muita sabedoria, difusão de tecnologia, debates de novas ideias do que está acontecendo e do que há por vir e o Senar fazer parte disso faz todo o sentido. Quero agradecer a diretoria da Acrimat por nos permitir participar”, afirmou.

Representando o Governo de Mato Grosso, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, lembrou do alinhamento que existe entre a classe produtora e o poder público, especialmente para a desobrigação da vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso, o que ocorrerá a partir de novembro de 2022, como parte do projeto de ampliação de zonas livres da doença no estado.

“Quero agradecer aos senhores por acreditarem no Governo do Estado trazendo críticas, sugestões e ajudando a construir políticas de Estado. O Governo estará sempre de portas abertas para ouvir, construir e buscar um dia a dia melhor para todos, pecuaristas e população. Os desafios dos pecuaristas são os nossos desafios. Estaremos sempre lado a lado”.

Já a deputada estadual Janaina Riva, representando a Assembleia Legislativa, afirmou que a classe política tem a obrigação de fazer a defesa da pecuária e da produtividade sustentável do estado, em razão da importância da atividade econômica. E, por essa razão, a entidade deve participar das próximas edições do Acricorte com estande, a fim de aproximar a classe política e o produtor rural.

“Queremos dar ao produtor a tranquilidade de trabalhar, dar ao pecuarista condições de trabalhar em paz, sem ter que ficar imaginando se ele terá ou não problema com sua propriedade, ou se ele vai conseguir ou não uma licença. Essa é a obrigação da Assembleia. A Assembleia que representa Mato Grosso defende o certo - e o certo é defender a atividade econômica que move esse estado”, garantiu.

Também participaram da abertura os representantes das entidades do agronegócio, como a ABCZ, Aprosoja, Aprosmat, Ampa, Imac, IPA, Imea, Sindicatos Rurais, Fase, Fesa, entre outros.

Além das entidades, estão presentes no evento 35 empresas referências do setor agropecuário, que estão com estantes no Acricorte realizando a exposição e a venda de seus produtos e serviços.

Dentre as empresas estão a ABCZ, Agroceres Multimix, Genial Agro, Connan, Imac, Marfrig, MSD Saúde Animal Intelligence, Senar Mato Grosso, UPL Open Ag, Estância Bahia Leilões, Ouro Fino Saúde Animal e Friboi.

Também estarão presentes as empresas Latina Seeds, Aprosmat, Beck Hauser, Boi 24h, Datamars Livestock, Ricardo Nicolau Leilões, Elanco, Genex, Inpasa, FS Bioenergia, MB, Mult Soft, Panucci Pré Moldados, Real H Nutrição e Saúde Animal, Semex, Sicredi, Sindicato Rural de Juara, Timac Agro, Amaru Araguaia e Minerva Foods.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.