CI

Acrismat pede leilão de milho em Mato Grosso

A preocupação é com a falta de grão no mercado de MT


Em medida preventiva, os suinocultores do Estado, por meio da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), entregaram ofício a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pedindo a abertura de leilões de milho em Mato Grosso no período de entressafra. O setor está preocupado com a falta do grão, principalmente com os assustadores volumes que sairão do Estado para outras regiões.

Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira Machado, a situação é alarmante não somente para suinoculturores como também para as cadeias de aves, bovinos confinados e etc. E é imprescindível que um percentual do grão fique à disposição dos produtores de Mato Grosso.

"A demanda necessária até o mês de maio é de aproximadamente 1 milhão de sacas para a suinocultura”, afirma.

O presidente ainda pontua que a cadeia entende que a situação se estabilizará com a colheita da safrinha, porém até meados de junho o produtor fica impossibilitado de agir, já que o milho é essencial para a sobrevivência agrícola. Por exemplo, na suinocultura a ração é composta de 70% de milho.

“Pedimos que abram os leilões para produtores de todas as cadeias produtivas do Estado, como medida de auxílio ao agronegócio, setor que alavanca e promove desenvolvimento econômico do Brasil e principalmente do nosso estado”, ressalta.

Segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a expectativa de produção de milho em Mato Grosso para a safra da temporada 15/16 é de 19,36 milhões de toneladas. E apesar da queda de 8,69% em relação à safra 14/15, estima-se que esta será a terceira maior safra já produzida no Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.